Referência nacional em mobilidade, os ônibus tarifa zero de Maricá, conhecidos como “Vermelhinhos”, foram o tema da festa de aniversário do pequeno João Miguel, de 4 anos, comemorada na última quinta-feira (03/02). Morador de Inoã, o menino é fascinado pelo transporte público gratuito da cidade. Nesta terça (08), ele e sua mãe conheceram a sede da Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pelos ônibus, onde foi presenteado com uma réplica em miniatura do veículo que integra a frota municipal.

Durante visita à sede da EPT nesta terça-feira (08), João Miguel e a mãe conheceram de perto as instalações e o sistema de transporte público gratuito do município. No local, a criança recebeu das mãos de Celso Haddad, presidente da EPT, uma miniatura do ônibus tarifa zero e um kit com produtos personalizados da empresa.

“É muito gratificante ver o orgulho e a simplicidade de uma criança maricaense no empoderamento de um direito. O vermelhinho é de todos e trabalharemos sempre para preservar o direito de ir e vir com qualidade para as pessoas”, destacou Celso Haddad.

Festa dos Vermelhinhos

Questionado pela mãe Marta da Silva Moreira, 37 anos, sobre como queria comemorar seu aniversário, João Miguel respondeu que a festa teria os “Vermelhinhos” como tema. A mãe então encomendou um bolo decorado com a foto do ônibus e elaborou um kit festivo inspirado nos veículos.

“Ele sempre teve um afeto especial pelos ônibus de Maricá. Se eu deixar, ele passa o dia assistindo vídeos sobre esses ônibus na internet porque é realmente fascinado. O avô dele é mecânico e essa ligação com os veículos é algo de família. Inclusive entre os brinquedos dele, os ônibus são a maior fonte de diversão”, contou Marta.

Servidor da prefeitura criou painel decorativo temático

A organização da festa contou ainda com o apoio do funcionário da prefeitura Araújo José, que se sensibilizou com a história e criou um painel inspirado nos ônibus gratuitos para compor a decoração. Araújo contou que Marta o procurou pelas redes sociais e que, após ouvir o relato, se sentiu na obrigação de ajudar.

“Encontrei com eles no Centro de Inoã, onde fiz fotos e vídeos do menino animado com os Vermelhinhos passando. Naquele momento, me vi na criança e me sensibilizei, ficando muito feliz em participar dessa jornada”, disse.

Próximo aniversário com híbridos e micro-ônibus

Marta levou João Miguel recentemente ao Centro de Maricá, para que o filho visse os micro-ônibus da linha E11 – Centro x Araçatiba – os veículos são menores que os que circulam em Inoã. Segundo ela, o menino pediu fotos dos ônibus e deixou em aberto a possibilidade de comemorar o próximo aniversário com o mesmo tema.

“Moro em Maricá há 25 anos e é um prazer ver a cidade crescendo, evoluindo e bonita demais, sendo referência para os municípios vizinhos. A festa foi simples, mas ano que vem o tema será novamente os Vermelhinhos, dessa vez inspirada nos micro-ônibus e nos híbridos, que ele já viu na internet e também adorou. Muito bom ver como as crianças apreciam os ônibus tarifa zero”, afirmou.