Com o tema “resiliência”, a Prefeitura de Maricá promoveu na tarde desta quinta-feira (03/02) uma roda de conversa para debater a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão das crises. O encontro da Secretaria de Políticas Inclusivas reuniu cerca de 25 pessoas e aconteceu na sede do órgão, no Parque Eldorado.

A atividade foi apresentada pela professora Rita Rosa, mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), que destacou que nesse período de pós pandemia o tema se relaciona com superação.

“Você superar a você mesmo, conseguir dar a volta por cima é um tema muito importante hoje. Estamos aprendendo ao longo desses dois anos a se reinventar, ser capaz de respirar fundo e continuar. Existe uma força dentro de nós e precisamos alcançá-la”, destacou Rita.

A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, afirmou que esse tipo de encontro é importante para a troca entre pessoas, o debate que gera uma corrente do bem.

“A roda de conversa propõe a interação entre as pessoas e esse tema é muito pertinente no tempo que a gente está vivendo, nessa transição entre pandemia, pós pandemia, o medo de tudo voltar com essas notícias atuais. Hoje estamos trabalhando aqui nessa potencialidade de se recriar”, disse Sheila.

Roda de conversa e troca de experiências

Durante a palestra, a professora deu vários exemplos mostrando como as novas demandas sociais também exigem outras formas de reação.

“A resiliência tem a ver com o bom humor e faz parte até mesmo dos tempos difíceis, por isso somos influenciados pela forma como olhamos para as situações da vida”, afirmou.

Os participantes da conversa entenderam que o assunto tem importância em diversos momentos do cotidiano.

“O tema inspira a gente e nós precisamos ser mais resiliente e se reinventar, principalmente nesses dias que enfrentamos com a pandemia. Aqui, nós trocamos ideias diferentes com outras pessoas que agregam nas nossas teorias”, disse Ataíde Bezerra, de 45 anos, diretor do Centro de Atenção Psicossocial Infantil.

Mesmo durante os momentos de dor, a esperança e a resiliência precisam estar presentes na nossa vida, comentou Elaine Farias, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

“Acho que nesse momento de dor e sofrimento é importante demais exercitar o olhar e a compaixão ao próximo porque nós estamos sendo afetados o tempo todo pela atitude do outro e a outra pessoa pelas nossas ações. Se pensarmos nisso já ajuda muito”, disse.