A Prefeitura de Maricá iniciou neste sábado (29/01) a Operação Orla Limpa para fiscalizar atividades comerciais à beira das praias e lagoas da cidade. A iniciativa, nesse momento, tem caráter educativo com orientação sobre a proibição de estacionamento de veículos e afixação de barracas para venda de produtos na extensão da orla.

A ação da Coordenadoria de Posturas, vinculada à Secretaria municipal de Transportes, em parceria com a Guarda Municipal e Proeis, acontecerá também no domingo (30/01), em Itaipuaçu. As equipes solicitam a documentação dos comerciantes, como o alvará de funcionamento. O foco é coibir a permanência e o crescimento desordenado do comércio irregular próximo à praia durante o verão.

“Essa é a primeira etapa da ação para que as pessoas tomem ciência das regras da prefeitura para quando chegar o momento de multar estejam legalizados e cientes do ato”, disse Darlene Costa, subsecretária de Políticas Sociais, Estratégias, Gestão de Metas e Postura do 3º e 4º distrito.

Para a comerciante Márcia Ramos, a ação da prefeitura é importante para coibir o comércio irregular.

“Nós que somos pequenos empreendedores sofremos muito com os comerciantes irregulares. Essa ação educativa é fundamental, principalmente no verão”, afirmou.

A operação chegará à orla da Barra de Maricá e Jaconé no próximo fim de semana (dias 5 e 6 de fevereiro) e incluirá as áreas de lazer às margens das lagoas, como Amendoeiras, Parque Nanci, Itapeba, Araçatiba e Guaratiba.