Há oito anos assegurando suporte econômico à população, a Moeda Social Mumbuca foi tema de estudo de mestrado em Ciência Política na Universidade de Estocolmo, na Suécia. O programa foi implantado pela Prefeitura de Maricá e se consolidou como mecanismo de transformação social na cidade, sendo referência para outros municípios do país.

O trabalho acadêmico foi elaborado pela pesquisadora Izabella Martins Grapengiesser tendo como base entrevistas com empresários locais do município, realizadas em novembro de 2021. O resultado mostrou que a maioria confia na política do governo municipal e reconhece que vem contribuindo para a melhoria do desenvolvimento econômico da cidade.

Os entrevistados explicaram seus níveis de confiança em relação às instituições públicas em termos do que mudaram em seu cotidiano. A maior parte dos empreendedores consideram as políticas de Maricá positivas para seus próprios negócios e não enxergam o programa de Renda Básica de Cidadania (RBC) de Maricá apenas como uma renda básica, mas como um programa essencial de alívio da pobreza. Para eles, as políticas do governo (RBC e Mumbuca) contribuíram para o desenvolvimento econômico local e devem continuar sendo realizadas.

Maricá como tema de pesquisa de outros estudos

O trabalho apontou ainda direções futuras, citando a existência de um extenso projeto de pesquisa em andamento sobre as políticas implementadas em Maricá, realizado pelo Jaine Family Institute e pela Universidade Federal Fluminense, que deverão produzir resultados ligados ao tema.

Cidade vizinha de Maricá, Niterói acaba de lançar sua própria moeda social, chamada Araribóia e inspirada no sucesso da Mumbuca. A pesquisadora sugere que seria interessante realizar uma análise comparativa da economia solidária e do setor privado entre diferentes municípios da região do Rio de Janeiro, a fim de obter uma imagem dos fatores que contribuem para a aceitação da comunidade de políticas alternativas, como acontece em Maricá.

Programa de Renda Básica de Cidadania de Maricá existe desde 2013

Desde 2013, mais de 42 mil maricaenses em vulnerabilidade social são beneficiados pelo programa de Renda Básica de Cidadania (RBC), que fornece 170 Mumbucas mensais (equivalentes a R$ 170) para serem utilizadas em 12 mil estabelecimentos comerciais credenciados.

Entre o início de 2018 e setembro de 2021, 2 bilhões de reais circularam em Maricá com o uso da Mumbuca – número que comprova o impacto econômico da moeda.