A Prefeitura de Maricá vacinou 1.306 pessoas contra a Covid-19 em apenas quatro dias de funcionamento da Unidade Móvel de Saúde. O veículo está estacionado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, desde a segunda-feira (24/11). É o local mais procurado por adultos e adolescentes que desejam completar o ciclo vacinal, receber a dose de reforço — no caso dos maiores de 18 anos — ou até mesmo a primeira dose.

Sucesso de adesão, o Caminhão da Saúde é mais uma estratégia para reforçar a campanha de vacinação em Maricá e vai permanecer na praça até o dia (05/02), funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos sábados (29/01 e 05/02), das 9h às 17h, imunizando o público acima de 12 anos.

Campanha de vacinação

Maricá já alcançou 91,7% da população acima de 12 anos vacinada com as duas doses ou a dose única – ou seja, 130.284 pessoas foram vacinadas. Com a dose de reforço já são mais de 50 mil pessoas.

Além da dose de reforço em geral e dose extra para o grupo de pessoas imunossuprimidas (pessoas com baixa imunidade), o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem da primeira dose.

Unidade Móvel fortalecerá a Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva

Maricá possui uma extensão territorial significativa e mesmo com a Estratégia de Saúde da Família alcançando 98% da população, a Secretaria de Saúde entendeu que é necessário facilitar ainda mais o acesso aos serviços de saúde.

O veículo, que conta com dois amplos consultórios, funcionará como uma unidade de saúde itinerante e vai atender principalmente aos usuários de áreas mais distantes, isoladas e que apresentem vulnerabilidades sociais, após o período de apoio a vacinação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here