O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) realizou na sexta-feira (21/01) reunião com representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para tratar dos primeiros passos do convênio que beneficiará alunos do Passaporte Universitário. O encontro teve a participação do professor Francisco Duarte, coordenador do Programa de Engenharia de Produção da UFRJ, e do economista francês Christian Du Tetre, da Universidade Paris 7 e colaborador da UFRJ.

O convênio, que será assinado entre o ICTIM e o Programa de Pós Graduação da Engenharia de Produção da UFRJ, prevê a produção de artigos científicos, cursos de mestrado e doutorado na área de Gestão e Inovação e monitoria para alunos do Passaporte Universitários bolsistas de iniciação científica.

O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, explicou que no programa dos cursos de mestrado e doutorado haverá acompanhamento, consultoria e desenvolvimento de estudos científicos sobre os principais projetos do ICTIM e de outros órgãos da Prefeitura de Maricá.

“Os alunos do Passaporte Universitário aprovados para o projeto de bolsas de iniciação científica farão parte destes projetos de mestrado e doutorado como monitores”, afirmou Celso.

Novo modelo de produção agrícola

Durante o encontro, foi discutido um novo modelo econômico para produção de alimentos e de geração de renda em Maricá, proposto por Christian Tetre como uma nova forma de produzir sem causar danos ao meio ambiente. A forma inusitada de produção será levada aos alunos futuramente e a produtores familiares da cidade.

“A ideia é que Maricá seja a demonstração de uma nova forma e um novo modelo econômico capaz de gerar renda e desenvolvimento territorial”, disse.

Para Celso Pansera, o suporte da UFRJ ajudará a ajustar um modelo de forma que a cultura local seja respeitada.

“É o que torna a produção agrícola para as pessoas no sentido de geração de renda, mas também no ponto de vista do ambiente em que elas vivem. A experiência do Christian du Tertre em outros locais, principalmente na França, pode nos ajudar a calibrar e fazer o melhor possível para Maricá e à população no geral” acrescentou.

Parceria em ciência e pesquisa

Em longo prazo, a pesquisa realizada pelos alunos dessa área nos cursos oferecidos pode gerar frutos positivos no desenvolvimento de Maricá.

“A ciência e a pesquisa vêm através do projeto de alimentação saudável e vai agregar valor aos agricultores locais, à economia local, gerando renda e recursos para o agricultor familiar, para o pequeno agricultor, sendo só o início dessa parceria”, disse Cláudio Gimenez, diretor de Inovação e Científica do ICTIM.

O objetivo é ajudar a construir um modelo no que diz respeito à produção de alimentos que apoie várias funcionalidades centrais da vida e através do método estudado, organizar a economia.

“A ideia é que possamos acoplar num ecossistema a produção de alimentos, a produção de saúde, cultural, todas essas funcionalidades reunidas em um único modelo de desenvolvimento que tem essa pegada de ser um desenvolvimento local, territorial. Vamos construir um alimento que produz saúde”, ressaltou o professor Francisco Duarte, coordenador do Programa de Engenharia de Produção da UFRJ.

Benefícios para população

A agricultura consciente e a nova forma de agricultura gerada pelo projeto, irá trazer benefícios para a população através do desenvolvimento alimentar saudável na cidade, geração de empregos e crescimento da economia local.

Um exemplo factível para o projeto de alimentação saudável é perceber o pequeno agricultor no processo de produção.

“Existe a previsão, por exemplo, da utilização de estufas com 500 metros quadrados com alta produção e com alimento orgânico”, explicou Gimenez.

Através desse projeto, o ICTIM possibilita expandir a ideia e começa a um ecossistema para uma cadeia produtiva de alimentação saudável, através desse conjunto de variáveis, o que torna Maricá uma referência regional na utilização desses alimentos sem agrotóxicos e saudáveis.

Maricá rumo ao Congresso Mundial de EFC

O ICTIM irá definir ainda os critérios de formação das equipes e prepará-los para participarem do Congresso Mundial da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC) na França, que acontecerá no segundo semestre deste ano. Um dos objetivos do Instituto é trazer o Congresso Mundial em 2023 para Maricá.