Abóbora e aipim colhidos na fazenda municipal - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), iniciou o cadastramento rural dos agricultores da cidade, com o objetivo de levantar informações, mapear as condições produtivas da cidade que servirão como base para os projetos de agroecologia, aquicultura e Lagoa Viva. Iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o mapeamento abrirá possibilidade de atrair investimentos externos.

A UFF desenvolve os programas do Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar) e Lagoa Viva. O primeiro faz parte do escopo de revitalização do sistema Lagunar de Maricá, onde serão instalados tanques de repovoamento para reinserção de espécies locais na laguna da cidade. No Lagoa Viva está sendo feita a revitalização do sistema lagunar, utilizando bioinsumos sólidos e líquidos sem a utilização de compostos químicos, que são lançados na água ao longo de 18 meses para o processo de despoluição das lagoas.

Na atividade da aquicultura, o cadastramento servirá para levantar informações da produção de possíveis insumos locais a serem testados na fábrica de ração e no programa Lagoa Viva. O diretor de Arranjos Produtivos, Eduardo Britto Santos, afirma que o Cadastro Rural é um programa com foco em fortalecer o melhor acesso a alimentos mais econômicos e saudáveis para a população do município.

“O Cadastro Rural é um programa coordenado pela Codemar para mapear, fortalecer a base produtiva local, viabilizar oportunidades de comercialização a esses produtores, e propiciar formas de distribuição e comercialização populares que estimulem acesso a alimentos baratos e saudáveis para a população do município”, explicou.

Armazenamento de dados rurais

Durante as pesquisas de campo, os agentes usam um aplicativo que gera automaticamente as questões. Por meio de armazenamentos de dados, a equipe reúne as informações dos produtores agropecuários e das áreas rurais da cidade, conforme forem coletando as entrevistas.

Estratégia para o desenvolvimento da cidade

O segundo passo após o recolhimento de informações da base de produção da cidade será a busca por complementos entre os vários domínios estratégicos afetados pelo tema alimentação. Como exemplo, a maneira de se produzir e o que se produz e consome pode aumentar a renda e a arrecadação, mas ao mesmo tempo prejudicar a saúde humana, implicando em maiores gastos para a família ou para o poder público no sistema de saúde.

Segundo a Codemar, por isso a importância de combinar diferentes tipos de intervenções. As atividades produtivas estão no centro da iniciativa e serão combinadas com ações sociais (restaurante popular, compras públicas e abastecimento), o que resultará em geração de renda e de oportunidades de trabalho, saúde, sustentabilidade ambiental, direitos sociais e qualidade de vida.