A Unidade de Emergência 24 Horas Santa Rita, em Itaipuaçu, completou nesta terça-feira (28/12) quatro anos de apoio ao serviço de saúde da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, da Prefeitura de Maricá. Somando mais de 40 mil atendimentos em 2021, a unidade funciona todos os dias da semana atendendo casos de urgência e emergência em Clínica Médica e Pediatria.

Criada por conta da grande demanda de um dos bairros que mais cresce no município, a unidade conta com sala de trauma com aparelhos como respirador, cardioversor, aspirador portátil, eletrocardiógrafo e monitor cardíaco, como explica a diretora médica da Unidade, Juliana Nogueira.

“Realizamos atendimentos de baixa, média e alta complexidade, sendo os dois últimos estabilizados e transferidos para hospital de retaguarda. Temos também um laboratório para realização de diversos exames complementares. Além disso, possuímos um sistema informatizado, onde inserimos os protocolos de AVC, dor torácica e Sepse”, complementou.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância da unidade de emergência para a região de Itaipuaçu e parabenizou as equipes.

“A unidade funciona em uma área estratégica que teve um grande aumento populacional e é fundamental para garantir a assistência 24 horas para pequenas emergências, além de estabilizar quadros mais graves e encaminhá-los com todo suporte necessário. Parabenizo a todos os funcionários que fazem o serviço acontecer”, destacou.

Unidade é destaque em procedimento em pacientes infartados

Um procedimento médico complexo, porém de fácil manejo, de grande impacto positivo na vida dos pacientes com infarto agudo do miocárdio é a trombólise. Ele atua na dissolução de um trombo formado nas artérias do coração. De setembro de 2020 a dezembro de 2021, foram realizados 16 procedimentos de trombólise nos pacientes infartados que buscaram o serviço de emergência de Itaipuaçu.

“Segundo a literatura, a cada um minuto da não trombólise no infarto, são 11 dias a menos de vida para o paciente. E diante disto, ter sido implantado o protocolo de trombólise no Santa Rita foi um case de sucesso para a unidade e para o município”, explicou Juliana Nogueira.