A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta terça-feira (28/12) o monumento das bandeiras na entrada da cidade, em Inoã. O prefeito Fabiano Horta participou da solenidade com o hasteamento automatizado das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do município de Maricá.

Os três mastros têm uma diferença de 5 metros entre eles. O maior com 60 metros para a bandeira do Brasil, 55 metros para a bandeira do Estado do Rio de Janeiro e 50 metros para a bandeira de Maricá. As bandeiras têm tamanhos variados. A maior é a do Brasil com 17m x 12m. As do Estado do Rio e de Maricá têm 16m x 11m.

“Este é um marco importante, um pórtico que a gente está estabelecendo na entrada da cidade. A ideia é que a gente tenha ali as três bandeiras – Brasil, Estado e Maricá. Esse monumento demarca a nossa municipalidade, a clareza do pertencimento”, afirmou o prefeito.

Inspiração internacional

O presidente da autarquia de obras de Maricá (Somar), Renato Machado, disse que se inspirou em um modelo de monumento similar instalado na Espanha.

“A gente cria marcas para a cidade ao longo do tempo e consideramos que Maricá vive um forte momento de autoestima. Esse monumento reforça essa nossa identidade.

Monumento em Itaipuaçu e Caxito

Outro monumento, no mesmo estilo, será instalado próximo ao antigo portal da cidade, na região da passarela do Caxito, também na rodovia RJ-106. Antes, uma estrutura semelhante foi também colocada no espaço que será sede do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) de Itaipuaçu.