Em homenagem ao Dia Nacional do Guarda-Vidas, a Prefeitura de Maricá promoveu na manhã desta terça-feira (28/12) uma travessia marítima, partindo da Praia da Sacristia em direção à Praia de Ponta Negra. A concentração ocorreu no Posto de Salvamento de Ponta Negra e reuniu 37 maricaenses, incluindo profissionais da Defesa Civil, bombeiros e moradores da região, reconhecendo na data simbólica a importância dos guarda-vidas que atuam na cidade.

Os guarda-vidas do município também ganharam um presente em homenagem ao seu dia: no verão, eles terão duas viaturas à disposição nas areias, oferecendo suporte avançado no socorro às vítimas de afogamentos, além de facilitar o atendimento à população em um período que mais pessoas frequentam as praias de Maricá.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, destacou o papel dos novos equipamentos para otimizar os serviços oferecidos à população.

“Estou à frente da secretaria há um ano, e, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, conseguimos avançar bastante. No verão, teremos duas viaturas equipadas para prestar todo o suporte necessário às pessoas, com guarda-vidas andando nas areias para uma pronta resposta”, afirmou.

Projeto Guarda-Vidas Por Um Dia irá instruir jovens sobre a profissão

Na próxima segunda-feira (03/01), serão inic

iadas as inscrições online para o projeto Guarda-Vidas Por Um Dia, curso sobre técnicas de salvamento no mar e de prevenção a afogamentos voltado a jovens de 15 a 20 anos.

As aulas serão na Praia da Barra de Maricá, sempre aos sábados, das 8h30 às 11h30, do dia 08/01 até 19/02. Durante o dia escolhido para as instruções práticas, os alunos poderão vivenciar a rotina profissional de um guarda-vidas, inclusive aprendendo a lidar com situações desafiadoras, como as ações adotadas para reanimar vítimas de afogamentos.