A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Proteção Animal, realizou no domingo (19/12) a última edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2021, conseguindo um novo lar para 28 animais (14 cães e 14 gatos) dos 52 disponíveis para a adoção. Os animais estavam sob cuidados de protetores e foram resgatados das ruas.

O coordenador de Proteção Animal Fabiano Novaes fez um balanço das ações deste ano.

“Demos oportunidade para que animais abandonados ou de crias indesejadas pudessem ganhar um lar. Reiniciamos essa ação pós-pandemia oficializando mais de 200 castrações”, disse ressaltando que todos os animais adotados nas campanhas serão castrados pela prefeitura.

A campanha acontece sempre no terceiro domingo de cada mês na área externa do shopping Boulevard, no Centro.

Morador do bairro Flamengo, Franco Savala foi na feira na busca para adotar uma cadela.

“É muito triste ver esses bichinhos jogados na rua. Eles merecem uma oportunidade como todo mundo. Essa é a primeira vez que adoto, mas assim que possível pretendo adotar mais uma”, afirmou Franco.

Castração gratuita de animais

A Coordenadoria de Proteção Animal realizou a castração gratuita de cerca de 2.400 animais. As inscrições para a nova rodada de castrações serão abertas no dia 3 de janeiro de 2022. Os interessados podem comparecer à sede da Coordenadoria (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, n°100, Parque Eldorado), às segundas, quartas ou sextas-feiras, das 9h às 11h.

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: comprovante de residência em Maricá; identidade e CPF; Número de Inscrição Social (NIS); Cartão Mumbuca, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro comprovante de rendimento mostrando preferencialmente renda familiar de até três salários mínimos. Para autônomos, levar cópia da carteira de trabalho para comprovar o rendimento.