O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou na segunda-feira (13/1) da cerimônia de lançamento da Moeda Social Arariboia, de Niterói, inspirada no sucesso da Moeda Mumbuca, de Maricá. Durante o evento, na Reserva Cultural, foi destacada a integração entre as políticas sociais de Maricá e Niterói, um referencial na melhoria das condições de diversas famílias e no estímulo à economia de ambas as cidades, inspirando a criação de projetos similares em outros municípios do país.

Acompanhado do vice-prefeito Diego Zeidan, Fabiano Horta participou da entrega dos primeiros cartões Arariboia e reforçou, em seu discurso, o papel social da Moeda Mumbuca na transformação social de Maricá. Ele afirmou que a inspiração da Arariboia garante melhorias importantes na vida da população niteroiense.

“A moeda social Arariboia corrige desigualdades e auxilia a população de Niterói. O programa se inspira na construção da Moeda Mumbuca em Maricá e, através dele, irá transformar a vida das comunidades e fortalecer a economia local, empoderando a população. Maricá e Niterói têm uma troca permanente, construindo políticas que se complementam, e é uma felicidade ver que inspiramos um projeto que gerará renda, trabalho e uma vida digna, algo que a moeda social tem o poder de fazer”, pontuou.

Intercâmbio de experiências entre as cidades vizinhas

Na cerimônia, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a proximidade entre as políticas públicas adotadas em Niterói e Maricá, com a inspiração em iniciativas de referência como a Moeda Mumbuca, levando ao crescimento integrado das duas cidades.

“Niterói e Maricá são cidades irmãs que têm muitas coisas em comum. Olhamos as questões sociais de forma parecida, nossas políticas públicas são complementares e temos também uma relação de cooperação. A moeda Arariboia é muito inspirada na experiência da Mumbuca e temos certeza que teremos o mesmo sucesso do programa, com o crescimento de ambas as cidades. Dos dois municípios serão exemplos para todo o estado, iniciativas que o Rio de Janeiro mais precisa nesse período”, disse.

A Moeda Mumbuca

Os benefícios sociais de Maricá são pagos em Mumbucas desde 2013, garantindo que os valores circulem apenas no município. Dentre essas iniciativas, está o Renda Básica da Cidadania (RBC), além do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE) — idealizados para combater os efeitos da pandemia de Covid-19.

O RBC beneficia 42,5 mil pessoas (26% da população) que recebem por mês 170 mumbucas (R$ 170 reais) para utilizar nos 10,6 mil estabelecimentos cadastrados na cidade. Em outubro de 2021, o modelo da Moeda Mumbuca foi a inspiração para o lançamento da Itajuru, a moeda social do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.