A Prefeitura de Maricá substituiu 650 lâmpadas à base de vapor de mercúrio por modelos de led de alto desempenho, além de instalar 108 sensores inteligentes na cidade. Tais sensores permitirão monitoramento online, com mensuração da energia e identificação dos pontos que estiverem apagados, tornando o funcionamento mais econômico e eficiente. Essa iniciativa da Secretaria de Iluminação Pública, em parceria com a Enel, representará redução de até 75% no consumo de energia, além de economia aos cofres públicos, já que a instalação teve custo zero para o município.

A instalação ocorreu no eixo viário principal de Itaipuaçu, passando pelas avenidas João Saldanha, Gilberto Carvalho e Carlos Marighella até chegar à Rua Capitão Melo, no Recanto. Em encontro nesta segunda-feira (13/12) com representantes da Enel, o prefeito Fabiano Horta destacou que Maricá inicia agora um ciclo de grande economia energética.

Prefeito: mais economia e mais consciência

“É importante esse processo de revitalização dos nossos parques e das nossas luminárias, que tem um caráter de preocupação ambiental objetivo. Hoje estamos começando um ciclo com um nível de economia energética muito grande e, acima de tudo, um uso cada vez mais consciente da nossa iluminação, o que é fundamental para que tenhamos um mundo que se harmonize com as suas demandas. A energia é um valor limitado e, enquanto sociedade, temos a capacidade de revitalizar os nossos processos de eficiência”, afirmou.

O secretário de Iluminação Pública, Adelso Pereira, adiantou que já existe projeto para a troca de outras luminárias da cidade. “Essa obra irá beneficiar muito o município. Iremos economizar bastante e também teremos benefícios ambientais. Já estamos com outra iniciativa para a troca de 250 luminárias e mais uma leva de economia de para nossa cidade”, disse, em alinhamento com a responsável de sustentabilidade das distribuidoras da Enel no Brasil, Cláudia Guimarães.