A Prefeitura de Maricá apresentou nesta terça-feira (07/12) o Projeto Moeda Social Mumbuca aos secretários e subsecretários de Assistência Social de mais de 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.

O encontro, realizado no auditório da sede do Banco Mumbuca, no Centro, contou a história da criação do Banco e da Moeda Social Mumbuca, destacando a importância da distribuição de renda na cidade, por meio da Renda Básica da Cidadania (RBC). Segundo o relatório Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Maricá é a única cidade no país a por em prática o programa RBC.

“É a experiência positiva de Maricá com uma moeda social que leva dignidade ao cidadão e ajuda a girar a economia, mesmo durante uma pandemia. Apresentamos o projeto e ajudamos as cidades interessadas a criar suas moedas sociais”, afirmou o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça.

A subsecretária de Economia Solidária, Laura Vieira, disse que os secretários das cidades participantes procuraram saber como funciona a moeda social, que fez Maricá se tornar referência nacional com esta política social.

“A vontade de seguir o modelo de Maricá, eles já possuem, agora a partir do conhecimento aqui adquirido cada um poderá adaptar a realidade da sua cidade”, avaliou.

Preta Gonçalves, subsecretária de Assistência Social de Seropédica, acredita que um banco e uma moeda social são fundamentais para promover a autonomia da população mais carente de recursos.

“Acredito que um banco como o Mumbuca cumpre muito esse propósito de levar autonomia e ajudar as pessoas a gerenciar seus recursos. Viemos a Maricá para aprender como essa engrenagem funciona e quem sabe implantar futuramente um banco social na nossa cidade”, disse a subsecretária de Seropédica.

Também participaram representantes de São Fidélis, Rios das Ostras, Búzios, Duas Barras, Bom Jardim, Resende, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Itaboraí, entre outros.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here