Artigo assinado pelo prefeito Fabiano Horta sobre economia circular de Maricá e a empregabilidade durante a crise da Covid-19 foi destaque em jornais de três regiões do país: Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (03/12), o texto foi publicado no caderno de opinião do jornal Meio Norte (Teresina – Piauí). Na quinta-feira (02/12), a publicação saiu na Gazeta do Povo (Paraná) e, no dia 27/11, no jornal Folha de Boa Vista (Roraima).

No artigo, o prefeito Fabiano Horta descreve a importância da moeda social Mumbuca e a agricultura local. O gestor explica que a transferência de renda básica funciona como regra permanente, e não no desespero de emergências, assim protege o pequeno comércio e dá oportunidade de empregos aos milhares.

“É inequívoco que o Brasil precisa urgentemente de uma política de Estado para transferir renda de forma permanente, e evitar que a fome exista e seja avassaladora nos momentos em que o país se depara com situações drásticas, como da crise sanitária”, afirmou o prefeito.

Horta comenta sobre a decisão de praticar a transferência de renda desde 2013, três anos antes de o município dispor de receitas de royalties do petróleo, e o resultado da injeção de R$ 300 milhões na economia da cidade com as mumbucas.

Horta finaliza o artigo comentando que a empregabilidade no primeiro semestre de 2021 cresceu 12%, e a arrecadação saltou a R$ 372,7 milhões nos oito primeiros meses deste ano, quando a maioria dos municípios brasileiros registrou queda. O prefeito destaca que é preciso pôr em prática a alma na política, a empatia, e que é fundamental colocar o povo no orçamento em mais cidades, estados e no país, porque todos têm condições de prosperar juntos.

Veja aqui o artigo da Gazeta do Povo

Veja aqui o artigo da Folha de Boa Vista