Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio de Coordenadoria de Assuntos Religiosos,  o 2º Encontro do Matriarcado Ancestral do Brasil Afrikerança foi realizado neste sábado (27/11) na Arena Flamengo. O objetivo é conscientizar as matriarcas da importância dos seus papéis na sociedade religiosa e nas comunidades, desenvolvendo a solidariedade independente de nações.

O evento contou com apresentações de dança afro, palestra sobre Covid-19, grupo de jongo, palestra sobre terreiro sustentável, apresentação de capoeira, ato ecumênico, roda de candomblé e uma feirinha de artesanatos e gastronomia.

A diretora da Matriarca Ancestral do Brasil, Iyalode Ojewinmi Rosângela Yewa, ressaltou que um dos principais objetivos dessa ação é destacar o culto que as ancestrais femininas trouxeram para o Brasil.

“A nossa missão é guardar a memória de nossas ancestrais por meio da troca de saberes e conscientizar o povo brasileiro para combater o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou.

Para o representante da religião Candomblé no município, Yuri de Logum Edê, a intenção é empoderar as matriarcas com conhecimento de seus direitos.

“Queremos também garantir condições aos ‘filhos’ com oficinas e treinamentos com atividades para evolução do profissionalismo no mercado de trabalho”, ressaltou Yuri de Logum Edé.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here