A Prefeitura de Maricá assinou nesta quinta-feira (25/11) um convênio com o complexo turístico-residencial sustentável Maraey para a contratação de mão de obra local no empreendimento que será construído no litoral maricaense. A solenidade ocorreu durante a abertura da Expo Maricá Centro, edição 2021, realizada no estacionamento do shopping Boulevard.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o diretor executivo do complexo turístico-residencial Maraey, David Galipienzo, acompanhados da diretora de Sustentabilidade do empreendimento, Luciana Andrade, assinaram um convênio de grande impacto socioeconômico para o município. O documento prevê a contratação de mão de obra local tanto na construção como na operação do empreendimento.

Fabiano Horta aposta que o projeto contribuirá muito para a criação de novas e melhores oportunidades de emprego no município. “Queremos incrementar o mercado de trabalho local, incentivando e participando da criação de novas vagas de emprego, incluindo parcerias com a iniciativa privada e políticas de capacitação profissional junto às instituições qualificadoras”, afirmou. “O empreendimento é um projeto importante para alavancarmos o turismo e a hotelaria do município, gerando grande oportunidade de alocação de mão de obra local”, completou o prefeito.

Empregos gerados

De acordo com o estudo de impacto econômico desenvolvido pela empresa, durante sua construção serão gerados mais de 50 mil empregos e, quando o empreendimento estiver em plena operação, a oferta será de 36 mil vagas. Estima-se ainda que o projeto vá gerar mais de R$ 1 bilhão de impostos por ano. As obras do complexo turístico estão previstas para iniciar ainda em 2021.

David Galipienzo vê a parceria como o início de uma aliança estratégica que contribuirá com a transformação da cidade: “É importante dizer que Maraey é Maricá. Este convênio é um dos primeiros de muitos compromissos que a empresa se propôs a assumir nos próximos anos com o município e, sobretudo, com a população maricaense. Vamos trabalhar juntos para um futuro cada vez mais próspero e sustentável para a cidade”.

Moradores de Maricá terão prioridade na contratação

Os maricaenses serão prioridade absoluta no projeto para o preenchimento das vagas e a Prefeitura será responsável por selecionar profissionais conforme os perfis de cada um, por meio das secretarias do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico. As empresas fornecedoras de produtos e serviços localizados em Maricá também terão preferência no momento da contratação.

É importante lembrar também que, para qualificar a população maricaense, Maraey e a Prefeitura de Maricá já haviam assinado acordos com algumas instituições renomadas, como é o caso do Senac RJ. Na área de turismo e gastronomia, duas ações já estão planejadas: um centro de formação técnica e uma universidade de hotelaria e alta gastronomia dentro do empreendimento.

A Prefeitura de Maricá vai investir, ainda, no desenvolvimento de centros de aperfeiçoamento e qualificação profissional na área de construção civil, segurança do trabalho, entre outras. Algumas das funções contempladas na construção serão mestre de obras, pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, pintor, marceneiro, armador de ferragens, segurança do trabalho e técnico em meio ambiente.