O secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Igor Sardinha, assinou uma carta de compromisso com o objetivo de fomentar ações para incentivar, além da elaboração de agendas estratégicas, o crescimento e o desenvolvimento econômico da região. A carta foi assinada durante evento que reuniu cerca de 300 pessoas e foi realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras, em Itaboraí.

Os próximos encontros vão ocorrer em outras cidades do Rio para consolidar a parceria do poder público com a iniciativa privada e mapear as potencialidades das regiões. O secretário Igor Sardinha destacou que o evento é muito importante para construir uma estratégia de desenvolvimento regional.

“Nenhum programa de desenvolvimento em um município vai conseguir atingir toda a sua potencialidade se não estiver conectado com uma estratégia de região com apoio amplo do Estado. Este evento reúne o Estado,

municípios do Leste Fluminense e a Petrobras, que é um ator importantíssimo dentro do desenvolvimento do Rio de Janeiro. Isso é um ponto de partida importante para que a gente consiga consolidar e alcançar avanços dentro de toda a estratégia que vem se desenhando”, afirmou Igor.

Além do secretário municipal, assinaram o documento o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Viana; o prefeito de Rio Bonito, Leandro Pereira Neto; o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Marcio Picanço; o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros; o vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula; o diretor do Sebrae, Júlio Cezar Rezende; o vice-presidente da Firjan, Celso Matos, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou a importância do encontro, uma vez que o Estado do Rio sustenta a maior parte da produção de petróleo.

“Vivemos um momento importante. Hoje, o Rio é a capital da energia do Brasil. Aqui temos praticamente 80% da produção do petróleo”, justificou o ministro, que também anunciou que, a partir do ano que vem, 21 milhões de metros cúbicos de gás natural chegarão a Itaboraí.