A Prefeitura de Maricá realizou nesta segunda-feira (08/11) mais uma rodada de inscrições para a castração de cães, cadelas, gatos e gatas pelo Programa Municipal de Controle Reprodutivo. No total, 200 vagas foram disponibilizadas à população na sede da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, n° 100, Parque Eldorado), sendo essa a última oferta de castrações gratuitas em 2021.

Os animais inscritos serão encaminhados à cirurgia no Castramóvel, que estará na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, em Chácaras de Inoã, nos dias 10 e 11 de novembro (quarta e quinta-feira). No caso dos pets com mais de 20kg, a castração irá ocorrer em uma clínica particular conveniada ao projeto.

“A quantidade de animais que vivem nas ruas da cidade é muito grande. Por essa razão, a castração é uma ação importante para controlar o número desses animais, principalmente aos tutores que não conseguem evitar o cruzamento entre os pets. Em 2022, vamos ofertar ainda mais vagas para a cirurgia, o que é essencial para esse controle”, pontuou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

População reforça a importância da castração

Os moradores de Maricá movimentaram a sede da coordenadoria desde o início da manhã desta segunda-feira (08). A moradora de Santa Paula, Suelen da Silva, de 29 anos, levou a cadela Luna para a inscrição e ressaltou o pioneirismo do município em oferecer essa cirurgia sem nenhum custo.

“Essa iniciativa gratuita é maravilhosa. Em uma clínica particular, o valor por essa cirurgia é muito elevado e aqui em Maricá temos esse serviço sem pagar nada. Quando conto para as minhas amigas de cidades vizinhas sobre o Castramóvel, elas acham sensacional, por ser algo raro de encontrar no estado do Rio”, reforçou.

O aposentado Paulo Vicente da Rocha, de 64 anos, foi um dos primeiros a chegar no local junto à cadela Pretinha, e reforçou o papel social do projeto em um período de dificuldades financeiras.

“É muito bom ter a opção de castração gratuita próximo de casa. Fiquei sabendo do projeto pelas redes sociais e vim à coordenadoria para aproveitar esse serviço tão importante em um momento de crise financeira. Peguei a Pretinha na rua e machucada quando pequena; hoje ela está bem cuidada e a castração só ajuda nesse processo”, acrescentou.

Balanço positivo do projeto

No mês de outubro, foram disponibilizadas 343 vagas no Castramóvel, além de 100 inscrições para cirurgias nas clínicas conveniadas em dezembro. Neste ano, 2.400 animais puderam ser castrados gratuitamente e a previsão é que esse número aumente expressivamente em 2022.

Para participar das próximas inscrições, os tutores precisam ser maiores de 18 anos e apresentar cópias da identidade, CPF, além de comprovante de residência e renda de até três salários mínimos. Os cães não podem ser braquicefálicos (portadores da Síndrome de Obstrução das Vias Aéreas Superiores), devem ter mais de 3kg e idade entre 6 meses e 6 anos de idade.