Com o objetivo de oferecer oportunidades e valorizar a pessoa em vulnerabilidade social, um grupo de trabalhadores e usuários do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), do Centro Pop e da Casa Abrigo do grupo “Formigueiros do lixo” participou da edição da Feira Agroecológica em Araçatiba deste sábado, 06/11. O grupo, composto por cerca de 19 integrantes, levou para exposição e venda artesanatos feitos de vidro – material não reciclável.

A iniciativa do grupo é da Secretaria de Assistência Social, e segundo a pasta, um dos desdobramentos da equipe é a oficina de trabalho e geração de renda na produção de copos de vidro. Garrafas de long neck que antes eram lixos dos comércios e bares da cidade são transformadas em copos.

“A nossa ideia é montar um calendário para que os nossos acolhidos atuem em mais locais do município, como na cachoeira do Espraiado, transformando lixo em artesanato e gerando renda”, explicou o secretário de Assistência Social, Jorge Castor.

Para a coordenadora do Seas, Tereza Machado, a iniciativa é uma maneira de garantir oportunidades para as pessoas em situação de rua.

“Esta proposta garante às pessoas que estão em situação de rua a oportunidade de trabalho e geração de renda, o que permite dignidade e a garantia dos seus direitos”, disse.

Abrigo para acolhimento da população em situação de rua

A Prefeitura tem um lugar especializado para acolhimento de pessoas em situação de rua. Localizado no bairro de Araçatiba, a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte tem capacidade para acolher até 30 pessoas nesta situação.

Não é obrigatório permanecer no local, por isso todos são convidados e com direitos de ir e vir. Aos que decidem ficar, é oferecido café da manhã, almoço e jantar. Além disso, são disponibilizadas oficinas de leitura, teatro, informática e dinâmicas em grupo.

Localizada na Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, nº 18, quadra 159, em Araçatiba, a casa tem por objetivo proteger e fortalecer a cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Centro Pop

O município também dispõe do Centro Pop, local que oferece um atendimento para reforço da cidadania, o fortalecimento de vínculos e o acesso a direitos sociais através de espaços de convivência.

Durante o atendimento, os usuários recebem ajuda para retirar documentos, serem inseridos em benefícios sociais e previdenciários, esclarecer dúvidas sobre questões jurídicas e sociais e até mesmo serem reinseridos em seus ambientes familiares.

Além disso, todos podem realizar sua higiene pessoal em local apropriado, com a garantia de três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

O Centro Pop funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, na Rua Fúlvio Chebabe Guida, n° 32 (Centro). Mais informações pelo telefone 3731-0875.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here