A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta quinta-feira (04/11), uma operação integrada de conscientização sobre as normas de trânsito no centro da cidade. A atividade contou com orientações técnicas sobre o uso do cinto de segurança, a importância da utilização do capacete por motociclistas, o respeito às sinalizações de trânsito e aos limites de velocidade, além da entrega de kits educativos.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Trânsito, a Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) e as equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-RJ.

“Nessa ação, trazemos mais educação de trânsito aos maricaenses. Muitas vezes, as punições são necessárias, mas é preciso mostrar também que o trânsito é feito por pessoas e precisamos que todos entendam seus lugares nesse processo. O respeito às normas salva a sua vida e também a do próximo”, reforçou o secretário de Trânsito, Marcio Carvalho.

O coordenador geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, Rodrigo Varejão, acrescentou que a atividade evita acidentes em um momento de aumento de circulação nas ruas.

“Essa parceria traz consciência aos condutores de Maricá. Com a flexibilização das medidas restritivas, a circulação de veículos aumenta e o número de acidentes também, o que é combatido através da blitz educativa. Utilizem sempre os equipamentos de segurança, assim salvaremos cada vez mais pessoas”, pontuou o coordenador.

População adere à campanha

Os condutores que passavam na região central da cidade aprovaram a iniciativa. Para Bianca Gavina, de 42 anos, que realiza transporte escolar, a ação educativa é uma solução contínua, trazendo consciência a diversas camadas sociais.

“Tudo que é educativo é super importante para a cidade. A atividade mostra a responsabilidade do cidadão no trânsito, tanto dos motoristas como dos pedestres. O melhor remédio para os acidentes é a prevenção trazida através dos conhecimentos, algo que é feito com sucesso nessa blitz”, ressaltou.

O motorista de aplicativo Ronaldo de Sá, de 52 anos, mora no Centro e vê a operação como positiva.

“Há muitas pessoas sem educação no trânsito e por isso acho essa ação perfeita. Fiz o retorno para participar da atividade educativa e espero que ela ocorra mais vezes na região, trazendo mais consciência às pessoas”, concluiu.

Mais blitz educativas

Em 04 de dezembro, será realizada uma nova blitz educativa em Maricá, dessa vez em Itaipuaçu, próximo ao Barroco. A iniciativa tem como objetivo promover a educação de trânsito e evitar acidentes em uma das regiões com maior fluxo de pessoas no distrito de Itaipuaçu.