A Prefeitura de Maricá lançou nesta quinta-feira (04/11) a campanha “Novembro Vermelho” na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com atendimento odontológico gratuito para a prevenção do câncer de boca. A iniciativa aborda o tema “Abra a boca, examine! Previna!”.

Estomatologista da Prefeitura, Giovanni Augusto Castanheira comentou sobre a importância da saúde bucal ir além dos tratamentos dentários. “A unidade móvel existe para promover a saúde e prevenir doenças orais. A saúde bucal pertence ao nosso corpo, e no “Novembro Vermelho” estamos reforçando a prevenção das doenças que podem gerar câncer ou, até mesmo, identificar o câncer na fase inicial no paciente”, explicou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer na boca no Brasil em 2020 foi de 15.190 casos, onde 11.180 são homens e 4.010 são mulheres. Já o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e o Atlas de Mortalidade por Câncer do DATASUS mostram que, em 2019, o número de mortes pela doença chegou a 6.605.

Risete da Silva Santos, 78 anos, moradora de São João de Meriti, aposentada, mencionou que a avaliação foi super válida para ela e que dará continuidade em uma unidade de atendimento do município. “Fiquei sabendo pelo Facebook da prefeitura e achei superinteressante fazer esse exame aqui em Maricá, visto que não tenho acesso a ele no Rio”, ressaltou.

Neide Maria Santos Pinheiros, 65 anos, moradora do Rio do Ouro, elogiou o atendimento.  “Muito bom, principalmente para os fumantes. Converso muito com meus filhos e netos sobre os estragos que o cigarro faz para a saúde e para os dentes”.

Nesta sexta-feira (05/11), a população poderá procurar orientações na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu. O horário de funcionamento é das 8h às 16h.  Não será necessário comprovar residência em Maricá para receber atendimento.

Equipes da Secretaria de Saúde irão orientar a população sobre como prevenir o câncer de boca e orofaringe com ações simples, além de instruções de higiene e exames clínicos odontológicos. Mais informações pelo telefone (21) 3731-2061.

Sinais do câncer de boca

O câncer da boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua – principalmente as bordas -, e a região embaixo da língua. Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 40 anos e, atualmente, está sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste do país. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biópsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here