Caminho de Darwin, entre Maricá e Niterói, é a próxima etapa do Circuito Ecológico

O programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, refez na edição de 29/10, a expedição do naturalista inglês Charles Darwin no Brasil — trajeto que passou por Itaipuaçu, em Maricá, há quase 200 anos, e originou o circuito de trilhas conhecido como “Caminhos de Darwin”. O programa pode ser assistido clicando aqui 

Durante a exibição, a reportagem apresenta a importância histórica da viagem feita para pesquisar e coletar informações sobre a costa do Rio de Janeiro. O caminho de Darwin percorreu 500 quilômetros de praias, rios, florestas e vegetação de restinga, partindo da capital fluminense e passando por Maricá, antes do cientista se aventurar pela Região dos Lagos e o interior do estado do Rio de Janeiro.  

Em Maricá, Darwin teve um de seus primeiros contatos com a biodiversidade da Mata Atlântica, pesquisando sobre a flora e a fauna da região, inclusive pernoitando na histórica Fazenda Itaocaia, no loteamento Itaocaia Valley, em Itaipuaçu.  As observações obtidas durante a viagem ajudaram em algumas das conclusões contidas no livro “A Origem das Espécies”, que projetou o cientista internacionalmente.  

Os Caminhos de Darwin em Maricá 

A trilha que refaz o trajeto de Charles Darwin em Maricá à época tem cerca de duas horas de duração (ida e volta) e divide o distrito de Itaipuaçu e o bairro do Engenho do Mato, em Niterói.  

Todo o trajeto ocorre dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e integra o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável, que promove caminhadas guiadas pelo município.  

O painel original da trilha foi inaugurado em 2008 e teve a presença de Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin. Em setembro deste ano, a Prefeitura de Maricá reinaugurou o painel informativo da trilha, após a restauração do objeto histórico. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here