A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (29/10) mais uma ação da campanha Outubro Rosa. Na Unidade de Saúde da Família (USF) de Ubatiba foram realizados exames preventivos, roda de conversa sobre câncer de mama e de colo do útero, além de avaliações de saúde bucal.

Nivea Mattos, de 34 anos, moradora do bairro, foi escolhida para plantar uma muda de ipê-rosa no quintal da unidade, representando todas as mulheres que lutam contra o câncer e para celebrar a cura.

“Com 32 anos descobri um carocinho entre os seios. Fiz quimioterapia, mastectomia e radioterapia. Hoje posso dizer, o câncer não tem idade. Cuidem-se”, afirmou Nívea.

Polielsa Leocadio, de 33 anos, aproveitou a oportunidade do Outubro Rosa para colocar os exames em dia.

“Falta de tempo e de cuidado mesmo. Não valorizava muito esse tipo de exame, mas não vou ficar mais sem fazer. Prevenção ajuda muito”, disse.

Câncer de boca

Durante a roda de conversa, o dentista Wellerson Jucá, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, explicou sobre os primeiros sinais do câncer bucal.

“Geralmente começa com uma lesão semelhante a uma afta. Quando o paciente começa a ter sintomas mais graves já está em um estágio muito avançado”, explicou o dentista. “Devemos sempre estar atentos a nossa saúde bucal, principalmente na hora da higienização”, completou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here