A Prefeitura de Maricá realizou uma roda de conversa sobre o educador Darcy Ribeiro, que se estivesse vivo completaria 99 anos. A iniciativa integrou a programação da VI Festa Literária de Maricá (Flim), que acontece na orla de Araçatiba até domingo (31/10).

A secretária de Educação, Adriana Costa, participou da roda de conversa e ressaltou a importância do professor para a cidade de Maricá.

“Hoje comemoramos os 99 anos do mestre Darcy Ribeiro, um grande brasileiro preocupado com a educação é muito lembrado em Maricá. Darcy acreditava que a educação faz diferença e eu acredito também”, pontuou a secretária.

O professor de Literatura, João Luiz de Souza, conhecido como João do Corujão e que conviveu com Darcy Ribeiro, disse que o educador sabia das necessidades dos estudantes de escolas públicas e da importância da formação dos brasileiros.

“Hoje reproduzimos uma roda de conversa, coisa que Darcy adorava, com debates, conhecimentos, diversidade e conteúdo. Darcy amava educar e deixou seu legado para nos inspirarmos”, concluiu.

Quem foi Darcy Ribeiro

Mineiro de Montes Claros, Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político brasileiro. Destacou-se por seu trabalho em defesa da causa indígena e da democratização do ensino público e de qualidade para todos.

Com a chegada da ditadura no Brasil, Darcy exilou-se no Uruguai onde permaneceu alguns anos. De volta ao Brasil, participou da criação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP). Sua proposta era aliar os estudos formais com atividades de cunho cultural. Ainda na área da educação participou da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).