A Prefeitura de Maricá demoliu nesta quarta-feira (27/10) muros construídos irregularmente na Rua Nossa Senhora do Carmo (antiga Rua 19), na localidade Barroco, em Itaipuaçu. O proprietário do sítio “Meu Ranchinho” bloqueou a rua com muros e portão, impedindo a passagem das pessoas.

Ao lado do muro, uma placa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indica uma Área de Proteção Ambiental (APA), que foi ignorada pelo infrator ao fazer a construção e estava escondida atrás do muro.

A fiscalização também encontrou uma ponte sobre o rio Itaocaia, que dava acesso a residência, erguida ilegalmente. O infrator foi notificado para retirar a estrutura em até 10 dias, caso contrário será multado e a prefeitura irá destruir a passagem ilegal.

A operação coordenada pela Secretaria de Urbanismo contou apoio das pastas de Cidade Sustentável e Ordem Pública, policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), agentes da Guarda Municipal e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

“A ação de hoje contou com forte efetivo para solucionar o problema de um local onde estava uma edificação em área pública. Nenhuma construção pode ser executada sem a devida autorização. Isso pode gerar graves problemas ambientais e infringe a legislação municipal”, destacou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

As denúncias sobre construções irregulares podem ser feitas, de forma anônima, à Secretaria de Urbanismo pelo telefone (21) 3731-9777 ou pelo e-mail maricafiscalizacaourb@gmail.com (distritos Centro e Ponta Negra). O canal para os moradores de Itaipuaçu e Inoã é o aplicativo WhatsApp (21) 97259-9213 ou para o e-mail itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com.