A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta quarta-feira (27/10), uma festa em comemoração ao mês das crianças na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A iniciativa foi voltada aos filhos de alunas e alunos do projeto Pré-Encceja Paulo Freire e contou com diversas atividades recreativas, como contação de histórias, palhaçaria, mágica, mímica e entrega de brinquedos.

A ação teve a participação das secretarias de Educação, Agricultura, Pecuária e Pesca e de Cultura. No local, colaboradores do projeto realizaram também a oficina “Horto no Coco”, onde as crianças aprenderam a realizar o plantio de mudas dentro da fruta, estimulando a sustentabilidade e a valorização da terra.

“A maior parte do projeto é constituído de alunas que são mães independentes e que estão retomando os estudos. Não só apoiamos, mas sim acolhemos esses filhos, porque sabemos que o bem-estar das crianças é um combustível para as mães concluírem essa etapa. Essa festa é uma forma humanizada e personalizada de suporte”, disse a coordenadora geral do Pré-Encceja, Carol Souza.

O Pré-Encceja de Maricá

O Pré-Encceja Paulo Freire é oferecido gratuitamente pela prefeitura e visa preparar os alunos, de 18 a 60 anos, para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O curso foi iniciado em 2018 nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, e hoje também é realizado em núcleos de Inoã, Itaipuaçu e do Centro. Cerca de 300 participantes ao longo do projeto já garantiram o diploma dos ensinos Fundamental e Médio.