A Prefeitura de Maricá abriu nesta sexta-feira (22/10) a VI Festa Literária de Maricá (FLIM). A edição deste ano acontece até o dia 31/10, na orla da lagoa de Araçatiba, sempre a partir das 8h. O prefeito Fabiano Horta comemorou a retomada do evento presencial, cumprindo todos os protocolos de prevenção à covid-19, e comentou sobre o significado de um evento cultural deste porte na cidade.

“A Flim representa a afirmação do saber, e traz de volta um senso de convívio coletivo para Maricá. E com a vacina no braço”, declarou Fabiano.

A secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, disse que a FLIM é o simbolismo do reencontro após um longo período de distanciamento social.

“Hoje, começa o tempo do reencontro e das mãozinhas de nossas crianças, ávidas à procura dos livros. A nossa festa literária vem para espalhar alegria, disseminar uma energia boa por todo nosso município”.

Já a estudante Rebeca Seva, de 15 anos, aluna do CEM Joana Benedicta Rangel, não perdeu tempo para utilizar o voucher disponibilizado aos alunos da rede municipal de ensino.

“Está tudo muito legal. Um evento como esse nos incentiva a ler mais, o que é uma coisa que hoje em dia muitas pessoas não fazem. Eu já consegui comprar dois livros”, contou a estudante. Veja aqui a programação completa.

Vale-livro para alunos e professores

Como incentivo à leitura, os professores, funcionários e estudantes da rede de ensino de Maricá receberão vouchers para a aquisição de produtos comercializados na Flim.

Serão disponibilizados vales compras para alunos (R$ 80 para cada), professores regentes (R$ 200) e professores extraclasse (R$ 100).

Atrações desta edição da FLIM

Neste ano, a FLIM traz personagens vivos, teatro de fantoches, feira de livros, palestras, oficinas (cartonistas, origami e de cordel), contação de histórias, café literário, sarau e shows.