Primeira colheita de alho-poró, repolho e berinjela cultivados na Praça Agroecológica. Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá fez a primeira colheita de alho-poró, repolho e berinjela cultivados na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. No total, 23 quilos de alho-poró, 150 quilos de repolho e 1 caixa de berinjelas resultantes da colheita serão usados nas refeições oferecidas no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã.

“Nessa etapa, colhemos alguns produtos pela primeira vez e levamos ao Restaurante Municipal. Comida fresca, sem uso de agrotóxicos e que estará nos pratos das pessoas”, disse o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.

Alimentos cultivados em espaço com acessibilidade

Entre os 36 canteiros existentes na Praça Emilton Santos, alguns são voltados às pessoas com deficiência (PCDs), com mecanismos pioneiros que promovem a acessibilidade.

“Hoje, uma cadeirante fez a colheita das beringelas, mostrando que o manejo é totalmente acessível”, afirmou Julio.

Foi a maquiadora Ivanir Ribeiro, de 56 anos, que ainda destacou o prazer da alimentação saudável ao alcance de todos os maricaenses.

“A Praça Agroecológica é um ótimo projeto. Nós, PCDs, precisamos dessa tecnologia acessível e aqui temos essa incrível experiência”, disse.

Praça Agroecológica de Araçatiba

A Praça Emilton Santos possui plantações de hortaliças, plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, distribuídas em um espaço com dois mil metros quadrados. As hortaliças são irrigadas por um sistema por gotejamento.

O local sedia o “Sábado Agroecológico”, evento que difunde a agroecologia com palestras, além da Feira da Agricultura Familiar, que leva aos maricaenses alimentos frescos e livres de agrotóxicos, como ovos, verduras e mel. Atualmente, a praça encontra-se interditada à população para reparos, após um acidente destruir o vidro de proteção, bicicletário e parte da iluminação do espaço.