Prefeitura de Maricá promove mutirão de inscrições para a castração de caninos machos, gatos e gatas na Escola Municipalizada de Inoã. Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá promoveu nesta terça-feira (19/10) um mutirão de inscrições para a castração de cães, gatos e gatas na Escola Municipalizada de Inoã. A Coordenadoria Especial de Proteção Animal disponibilizou 52 vagas, distribuídas por ordem de chegada à população.

O castramóvel irá realizar as cirurgias nos dias 10 e 11/11, na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva (Rua Esperança, lote 19, quadra 19 – loteamento Chácaras de Inoã). Os tutores de cães devem aguardar o resultado do exame feito no momento da triagem, atestando a aptidão dos animais para a castração.

Responsável da Coordenadoria de Proteção Animal pelas inscrições, Rosângela da Rocha, disse que a iniciativa é essencial para os maricaenses em situação de vulnerabilidade social, principalmente àqueles que moram em regiões distantes do Centro.

“O castramóvel auxilia aquelas pessoas que não podem se locomover até a coordenadoria (no Centro) e assim podemos ajudar a todos. Essa é a última rodada do projeto em 2021, mas vamos avaliar outras regiões com demanda para o próximo ano”, pontuou.

Grande procura em Inoã

A manhã foi movimentada na Escola Municipalizada de Inoã, com a presença de diversos tutores, muitos acompanhados dos cães. Um desses casos foi o da dona de casa Rafaela de Oliveira, de 36 anos, que destacou os benefícios da iniciativa.

“Apoio a castração. Precisamos muito desse serviço, principalmente por conta da população de animais de rua, da reprodução excessiva e do abandono. Ter o projeto aqui em Inoã é excelente, beneficiando os moradores locais”, reforçou.

A trabalhadora da varrição Lenice da Conceição, de 52 anos, levou o cão da raça poodle Carlos Eduardo para a inscrição, aprovando o castramóvel.

“Eu acho ótimo fazer essa triagem próximo de casa. É uma chance maravilhosa para todos os cachorros e estou na expectativa pela cirurgia”, afirmou.

O projeto atraiu também moradores de outras localidades. O segurança Marcos Roberto, de 44 anos, saiu de Jacaroá para participar, ressaltando o suporte gratuito em um momento de instabilidade econômica.

“A castração gratuita é uma iniciativa excelente. Por conta da crise financeira que vivemos atualmente, muitos não podem arcar com os valores da cirurgia em uma clínica particular. Esse projeto favorece muito a população de Maricá”, concluiu.

Mais inscrições para a castração

A rodada final de inscrições para o castramóvel em 2021 continua nos próximos dias, sempre a partir das 10h. Na quinta-feira (21/10), a iniciativa estará na Escola Municipal Darcy Ribeiro (Bosque Fundo), seguindo na E.M. Romilda Nunes (26/10 – residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, do programa Minha Casa Minha Vida, em Inoã); E.M. Ministro Luis Sparano (27/10 – Spar) e E.M. Oswaldo de Lima Rodrigues (04/11 – Cajueiros/Itaipuaçu).

As castrações são realizadas em animais com idade entre 5 meses e 6 anos, pesando de 3 a 20 quilos, não sendo realizadas cirurgias em animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros).

Para realizar o cadastro, os tutores devem apresentar cópias do RG, CPF, além de comprovante de residência e rendimentos — sendo aceitos cartão Mumbuca, Bolsa-Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Número de Inscrição Social (NIS) ou outro documento mostrando preferencialmente renda familiar de até três salários mínimos.

Os interessados na castração de cadelas, devem se dirigir à sede da Coordenadoria de Proteção Animal (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, n° 100) na quarta-feira (20) ou na sexta-feira (22), com a distribuição de 30 senhas a partir das 8h.