Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, vai distribuir 30 senhas para a inscrição no Programa Municipal de Controle Reprodutivo para cadelas nos dias 20 e 22 de outubro.

Nesta etapa, serão entregues 15 senhas por dia, por ordem de chegada, a partir das 8h, na sede da Coordenadoria de Proteção Animal, localizada na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado.

“São mais de 4.400 castrações realizadas e vamos abrir outras 30 vagas para cirurgias gratuitas de cadelas”, afirmou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes. É importante destacar que as vagas são destinadas aos tutores que não têm condições de pagar as cirurgias particulares.

Veja como se inscrever

Para realizar a inscrição, é preciso ser maior de 18 anos e apresentar cópias dos seguintes documentos: comprovante de residência de Maricá; documento de identidade; CPF; além de comprovante de rendimentos, sendo aceitos NIS (Número de Inscrição Social), Cartão Mumbuca, Bolsa-Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), comprovando, preferencialmente, renda familiar de até três salários mínimos.

Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, sem lactação ou em animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros); os animais devem ter entre 5 meses e 6 anos de idade; e apenas será realizada a castração de uma cadela por CPF.

Triagem para cirurgia

Após a inscrição, uma equipe da coordenadoria irá encaminhar o animal para triagem. Com a avaliação clínica atestando boas condições de saúde, é realizado o agendamento da castração, de acordo com a disponibilidade da clínica credenciada para realização da cirurgia.

O Programa Municipal de Controle Reprodutivo oferece 2400 castrações por ano e, atualmente, realiza inscrições também de felinos (machos e fêmeas) e cães, sempre às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 9h às 11h, na sede da Coordenadoria de Proteção Animal.

Serviço: Distribuição de senhas para a castração de cadelas

Local: Sede da Coordenadoria de Proteção Animal – Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado

Datas: 20/10 (quarta-feira) e 22/10 (sexta-feira)