Foto: Evelen Gouvêa

Diversão e construção coletiva. Esse foi o lema da Festa do Dia das Crianças do loteamento Manu Manuela, em São José do Imbassaí, promovida nesta terça-feira (12/10) pela Associação de Moradores da localidade (AMA), com o apoio da Prefeitura de Maricá.

Durante o evento, as crianças aproveitaram os brinquedos, atividades recreativas, ações culturais e comidas típicas, tudo de forma gratuita, garantindo a felicidade dos presentes.

Segundo Thayná Vila Real, presidente da Associação de Moradores do Manu Manuela, a comemoração é tradicional na região e foi realizada respeitando as limitações da pandemia de Covid-19, levando alegria a crianças que há muito tempo não saíam de casa.

“Hoje fizemos uma festa diferente e consciente. Com a ajuda dos moradores e da Prefeitura, as crianças puderam brincar, assistir uma peça de conscientização sobre o coronavírus e participar da caravana cultural. Isso mostra a união e a colaboração dos moradores, que decidiram em conjunto realizar a festa neste ano, uma tradição do Manu Manuela, respeitando os limites que o coronavírus nos impõe”, reforçou.

A coordenadora do programa Maricá+Esportes 2, da Secretaria de Esporte e Lazer, Thaís da Silva, participou das festividades, destacando as atividades esportivas promovidas pela Prefeitura no loteamento.

“Participar dessa festa com essa criançada é uma alegria, já que esse é um dos núcleos do projeto que tem a maior presença dos pequenos. Estamos na quadra do Manu Manuela às terças e quintas-feiras, trazendo futebol, ginástica e recreação. Nesse evento, oferecemos apoio no controle dos brinquedos, além de promovermos ações recreativas”, explicou.

Diversão para todas as idades

As famílias que participaram do evento na praça do bairro se mostraram contentes com a iniciativa. A professora Simone Nascimento, de 49 anos, mora no Manu Manuela há dois anos e levou os filhos para aproveitarem o Dia das Crianças.

“Estou achando a festa maravilhosa. Meus filhos ficaram em casa nesse 1 ano e meio de pandemia e agora podem voltar a se divertir com todos os protocolos de segurança. Gostei de tudo oferecido aqui de forma gratuita e quero participar da associação de moradores, para ajudar a organizar a festa do ano que vem”, afirmou.

O empresário Fábio Viana, de 49 anos, saiu de Cordeirinho com a família para prestigiar a festa.

“É muito bom ter um evento como esse e as crianças precisam. Estamos vivendo um momento muito complicado e essa festividade conforta um pouco o coração das pessoas, principalmente dos mais jovens”, pontuou.

A pequena Manuele Silva, de 12 anos, estava brincando com os colegas na quadra e mostrou sua felicidade.

“Eu pulei no pula-pula, fui na cama elástica e comi sorvete e pipoca duas vezes. Tá incrível e muito legal essa festa, eu adorei!”, disse.

Caravana da Cultura

O projeto Caravana da Cultura, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com as associações de moradores dos bairros, também esteve presente na Praça do Manu Manuela. No local, as crianças assistiram atos de mímica, contação de histórias e música.

“A Caravana da Cultura é uma alegria. Levamos arte a todas as crianças em um longo período atípico de pandemia da Covid-19, observando a felicidade dos pequenos através da mímica, da mágica e da música. A nossa caravana não para e continuamos percorrendo os quatro distritos de Maricá, promovendo muita diversão”, ressaltou o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin.

Durante o Dia das Crianças (12/10), a Caravana itinerante também passou pelas localidades da Mumbuca e Bairro da Amizade. Na próxima quinta-feira (14), é a vez do residencial Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu) receber o projeto a partir das 13h.