A Prefeitura de Maricá realizou passeio guiado para alunos do Pré-Encceja Paulo Freire ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. Foto: Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quinta-feira (07/10) o passeio guiado para alunos do Pré-Encceja Paulo Freire ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. A visita foi conduzida pelos educadores do museu, que apresentaram os cinco módulos da exposição principal do local: o Cosmos; Terra; Antropoceno; Amanhãs e Nós.

Com o objetivo de provocar reflexões para se construir “As Trilhas dos Amanhãs”, o percurso dos grupos foi dividido em etapas. A primeira etapa considerada a mais impactante do passeio foi um filme em 360 graus dentro de uma enorme semiesfera, de 8 minutos, sobre o passado e presente, mostrando fenômenos que tiveram início há bilhões de anos e que resultaram na formação da Terra e, seguindo, no surgimento dos seres vivos. As outras etapas são utilizadas recursos interativos com informações sobre os aspectos do universo como a gravidade e o ecossistema.

Para a coordenadora geral do Pré-Encceja, Carol Souza, o projeto conseguiu realizar um sonho dos alunos, conhecer o Museu do Amanhã. “Hoje é uma vitória para o projeto, pois é a primeira vez que conseguimos realizar um passeio fora de Maricá. E poder ofertar essa oportunidade é muito gratificante”, concluiu.

A aluna Tatiana de Souza Pena Lopes, 38 anos, ficou encantada com tanta tecnologia, informação e beleza. “Achei tudo maravilhoso. Muito educativo, inovador e, acima de tudo, interessante. Nunca imaginei que pudesse ter a oportunidade de conhecer esse museu e ampliar o meu conhecimento”, declarou.

Nerina Camacho, 61 anos, disse que foi a primeira vez que visitou um museu. “Uma experiência maravilhosa e única que o projeto nos proporcionou”, expressou.

Antes de chegarem ao museu, a equipe do Pré-Encceja e os alunos almoçaram no Restaurante Municipal Mauro alemão, em Inoã, que foi aberto à população no dia 30 de agosto de 2021.

Pré-Encceja

O Pré-Encceja foi iniciado em 2018 nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, e hoje também é realizado em núcleos de Inoã, Itaipuaçu e do Centro de Maricá. Muitos alunos participantes ao longo do projeto já garantiram o diploma dos ensinos Fundamental e Médio.

Sobre o museu

O Museu do Amanhã é um museu de ciências composto por um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O mesmo foi inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

Sobre a exposição do museu

A Exposição Principal do Museu do Amanhã, concebida com base em uma proposta curatorial do doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira, em parceria com uma equipe de consultores especializados, ocupa o segundo andar do Museu, onde o público é levado a percorrer uma narrativa estruturada em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, que somam mais de 40 experiências disponíveis em português, espanhol e inglês.

O percurso encerra com o exercício da imaginação no ‘Nós’, que propõe o engajamento e o questionamento do visitante na ideia de que o Amanhã começa agora, com as escolhas que fazemos. O hoje é o lugar da ação.

Horário de funcionamento do Restaurante

O Restaurante Municipal Mauro Alemão funciona de 6h às 9h para café da manhã e das 11h às 15h para almoço, com previsão de 1000 refeições diárias no local. O espaço fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Km 13, em Inoã, sentido Niterói.