Os principais pontos turísticos de Maricá e os investimentos do município em acomodação e estrutura para os visitantes foram o tema da última edição do programa Rota Inter TV, exibido neste sábado (02/10) no canal afiliado à Rede Globo de Televisão. O episódio está disponível através da plataforma Globoplay e pode ser assistido clicando aqui

O primeiro destino do programa foi o distrito de Itaipuaçu, onde os espectadores foram apresentados ao Mirante da Serra da Tiririca — com uma vista privilegiada à faixa litorânea —, e à orla revitalizada da localidade, onde foi destacada a presença da nova ciclovia e de sinalizações aos pedestres. O passeio seguiu pela Orla Zé Garoto, área de águas calmas e prática pesqueira na Lagoa do Boqueirão, visitando em seguida a praia da Barra de Maricá, região de ligação entre os distritos da cidade.

 

Belezas naturais em abundância

Na passagem da Rota Inter TV pela orla de Araçatiba, o secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra, participou do programa, ressaltando a quantidade de destinos turísticos oferecidos pelo município, que agradam a todos os visitantes.

“A região praiana começa no Recanto de Itaipuaçu, divisa com o município de Niterói, se estendendo até Jaconé, na divisa com Saquarema. Temos também o canal de Ponta Negra, a cachoeira do Espraiado e as belíssimas lagoas, como a de Araçatiba, Guaratiba e a do Parque Nanci. Quem vem a Maricá nunca esquece; fica na lembrança para sempre”, pontuou, garantindo que iniciativas como as bicicletas gratuitas ‘Vermelhinhas’ contribuem com o turismo local.

“Construímos diversas ciclovias e temos também as bicicletas gratuitas. Basta o turista baixar o aplicativo, fazer o cadastro gratuito, retirar a bike e pedalar para conhecer a cidade. Isso vem desenvolvendo muito o turismo aqui em Maricá”, completou.

 

Projeto Lagoa Viva

Um dos projetos pioneiros do município, o “Lagoa Viva”, que atua para revitalizar as lagoas, teve destaque no programa. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, contou um pouco sobre a iniciativa, que abrange o extenso complexo lagunar da cidade.

“A lagoa está no centro de toda a vida do município. Dessa forma, o projeto Lagoa Viva visa revitalizar as lagoas e riachos, através de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os professores estão aqui analisando a água há mais de um ano e agora começa um trabalho de tratamento das águas dos riachos, lagoas e dos poços presentes nas casas das pessoas”, explicou Olavo.

“Ao todo, são sete lagoas, três riachos e 70.000 poços em Maricá. As lagoas são gigantescas, então, falamos de uma imensidão de água e de vida que as pessoas estão convidadas a conhecer”, concluiu.

 

História da cidade

No segundo bloco da Rota Inter TV, a história da cidade foi a protagonista, abordando temas como a fundação de Maricá (em 1814 como vila e em 1889 como cidade) e a ligação religiosa, fortemente vinculada à imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo.

O centenário Farol de Ponta Negra foi o destino final da visita. Durante a passagem, o sinaleiro foi apresentado como um dos poucos pontos do mundo onde é possível avistar a curvatura do planeta terra, formada no horizonte da região litorânea.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here