O Outubro Rosa é o mês que marca a campanha de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aproveita a data para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento dessas doenças, além de compartilhar com a população informações importantes sobre outros temas relacionados à saúde da mulher.

Maricá conta um programa de atenção integral à saúde da mulher que visa à redução de riscos de doenças e agravos, além de garantir o acesso aos mais diversos serviços de saúde. Em outubro as equipes intensificam esse cuidado e as ações destinadas a este público. Com isso, as unidades de Saúde da Família (USF) vão realizar diversas atividades de educação em saúde nas suas áreas de atendimento.

Também haverá a ampliação da oferta do exame ginecológico preventivo de câncer do colo uterino (colpocitologia), além da intensificação dos exames clínicos com encaminhamento, em caso de necessidade, para ultrassonografia transvaginal e/ou mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos.

De acordo com a secretária de Saúde, Solange Oliveira, o Outubro Rosa em Maricá é ampliado e visa o cuidado à saúde da mulher como um todo.

“Além das ações de detecção precoce do câncer do colo do útero e da mama, que são fundamentais, nossas equipes vão abordar temas importantes como a alimentação saudável, saúde bucal, prática de atividades físicas, bem como a prevenção da violência doméstica e planejamento reprodutivo”, destacou a secretária, lembrando as parcerias que virão.

“Ao longo do mês vamos estabelecer uma cooperação com vários entes públicos para ampliar o acesso da população e garantir ainda mais visibilidade ao Outubro Rosa que é uma campanha tão importante para a saúde da mulher”, concluiu.

Ações específicas

02/10

USF Mumbuca: Coleta de preventivos, testagem rápida para sífilis, café da manhã, sala de espera com a Equipe Multiprofissional da Saúde Mental. Presença do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) com atendimentos e orientações.  De 8h às 13h.

06/10

USF Bambui: Roda de conversa com suporte do NASF. 14h.

USF Cordeirinho: Outubro Rosa na escola Lúcio Tomé com orientação em Saúde da Mulher para as mães dos alunos, com participação do projeto da educação “Cuidando de quem cuida”. Na unidade haverá o dia de cuidados em beleza buscando fortalecer a autoestima das mulheres. De 8h às 17h.

08/10

USF Bambui: Sala de espera “você sabia?”, com apoio do NASF. 9h.

13/10

USF Cordeirinho: aula de dança voltada a feminilidade e empoderamento feminino; início da construção da Horta Comunitária com as usuárias da unidade e sorteio de ensaio fotográfico para as mulheres. De 8h às 17h.

15/10

USF Bambui: roda de conversa falando sobre atividade física com apoio do NASF. 14h.

16/10

Dia D de Multivacinação com intensificação da vacina contra HPV em todas as 24 unidades da Estratégia de Saúde da Família. De 8h às 17h.

19/10

USF Santa Rita: oficina de apoio do CRAS, roda de conversa, testagem, autoexame da mama. 9h.

20/10

USF Cordeirinho: presença do CRAS com orientações sobre documentação, benefícios e direitos das mulheres; e do Maricá Verde com orientações e distribuição de mudas para as mulheres. De 8h às 17h.

USF Ponta Negra: roda de conversa com as mulheres no campo de futebol de Ponta Negra. 14h.

USF Bambui: chá da tarde “viver saudável” com apoio do NASF. 15h.

23/10

Coleta Citopatológico (exame ginecológico preventivo) do Colo de Útero em todas as unidades de Atenção Primária, com exceção da Mumbuca que vai realizar ação no dia 02/10.  De 8h às 17h.

29/10

USF Ubatiba: roda de conversa, coleta de exame preventivo, dia da beleza e café da manhã temático. De 8h às 17h.