Prefeitura de Maricá promove oficina sobre educação no trânsito na Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu. Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Trânsito (SECTRAN) e Educação, promoveu nesta quarta-feira (22/09) uma oficina sobre educação no trânsito na Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu. Alunos da unidade, com idades entre 5 e 8 anos, aprenderam de forma lúdica sobre normas de trânsito, respeito às sinalizações e a importância do uso do cinto de segurança.

“As ações nas escolas são fantásticas porque as crianças aprendem, mas isso atinge também os familiares. Dessa forma, a consciência e a sensibilidade se intensificam, levando maior respeito e um convívio harmônico às ruas”, explicou o secretário de Trânsito, Márcio Carvalho. “O trânsito é feito por pessoas, então o respeito às leis e ao espaço de cada um é essencial. Tentamos uma abordagem educativa e ficamos muito felizes com o resultado, tanto que queremos levar a atividade a todas as escolas da cidade”, completou.

Crianças testam o aprendizado

Os alunos que participaram da ação na E.M. Professor Oswaldo Lima Rodrigues estavam empolgados com a atividade, mostrando que as leis de trânsito estão ao alcance de todos. Monique Brandão, de 8 anos, afirmou que os conhecimentos serão passados também à família.

“Eu aprendi nessa atividade que temos que respeitar o sinal de trânsito e usar sempre o cinto de segurança. Achei bem legal e vou ensinar tudo que aprendi aos meus pais assim que chegar em casa”, disse.

Alana Cecília Marques, também de 8 anos, destacou o aprendizado sobre sinalização de trânsito.

“Tive contato com muitas coisas bacanas aqui. Aprendi sobre os sinais de trânsito, os momentos que temos de parar e prestar atenção na rua e nos veículos que passam. Meus pais vão ficar contentes e tentarei ajudar também com o que conheci”, pontuou.

Como funciona o projeto

Nas ações, as crianças participam ativamente e aprendem se divertindo. Os agentes de trânsito da Sectran simulam um trânsito mirim, com veículos, faixa de pedestre e apresentação de conceitos de forma prática, de fácil entendimento. Ao final da atividade, todos os participantes recebem uma habilitação infantil simbólica, com observações de bom comportamento e boas normas no trânsito.

“Esse trabalho foi iniciado para fazer com que as crianças sejam impactadas de verdade, formando melhores condutores no futuro. É gratificante ter esse contato e passarmos algo que terá um impacto positivo, fazendo com que criem consciência e levem também aos pais.”, reforçou a coordenadora operacional da Secretaria de Trânsito, Liana Borges, responsável por ministrar a oficina.

Continuidade das ações educativas

O projeto nas escolas faz parte da Semana Nacional de Trânsito, iniciada em 18/09 e com término neste sábado (25), contando também com ações de conscientização nas vias de grande movimentação da cidade. A ideia é que a campanha com as crianças continue após a semana, levando a educação de trânsito a unidades de ensino de todo o município.

As atividades com os alunos seguem nesta quinta-feira (23) no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Professora Ondina de Oliveira Coelho, no Centro. Na sexta-feira (24), a Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira (Flamengo) recebe a ação às 9h, e a Escola Municipalizada de Inoã sedia o evento às 14h.