Prefeitura de Maricá promove Semana da Juventude. Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (22/09), em parceria com diferentes órgãos, os primeiros encontros da Semana da Juventude no município. Pela manhã, a Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro, em Itaipuaçu, sediou uma palestra sobre empregabilidade. Também foram oferecidos serviços como emissão de documentos com isenção de taxa e espaço para corte de cabelo. O segundo evento teve o mesmo perfil e foi realizado na quadra da escola municipal Darcy Ribeiro, que fica próxima à UPA de Inoã.

Em Itaipuaçu, o serviço mais procurado era o de emissão de documentos. Muitos estudantes foram ao local buscando informações sobre identidade e título de eleitor. As amigas Larissa Ferreira, de 18 anos, e Camila Cortes, de 17 – que são colegas de turma no 2º ano do Ensino Médio na própria escola –, queriam saber como conseguir a isenção para emitir o documento.

A secretária de Educação, Adriana Costa, orientou para que os jovens não desistam de seus estudos. “Temos que incentivar os nossos jovens a não desistirem, não desanimarem e seguirem os estudos. Através da educação é que conseguimos caminhar cada vez mais. A Semana da Juventude é para mostrar ao jovem que ele não está sozinho, que deve continuar seus estudos e que estamos aqui para ouvi-los”, argumentou.

“Nem todo jovem consegue obter essa orientação em casa, e precisa disso para fazer a coisa certa. Achei ótimo ter isso disponível aqui na escola e o evento, no geral, é bastante esclarecedor”, avaliou Larissa.

Aluno do 1º ano, Pedro Ramos, se cadastrou para obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

“Agora quero arranjar um trabalho, o que rolar está bom”, disse o rapaz de 15 anos, que se mudou para o bairro junto com a mãe há cerca de um ano, vindo da Vila da Penha (Zona Norte do Rio). Mirtes Ramos Menezes, de 45 anos, acompanhou o filho na quadra e solicitou identidade para o mais novo de seus três filhos. “Foi importante saber que essa ação estava acontecendo hoje aqui na escola. Ainda estou conhecendo o bairro, mas muito feliz de morar aqui, a qualidade de vida é incomparável”, exaltou a dona de casa.

Lauro Grafanassi, diretor do posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Maricá, afirmou que o órgão estimula a contratação de jovens por empresas que se instalam na cidade. “É uma preocupação grande que temos e sempre pedimos que essas empresas ofereçam chances para esses garotos e garotas. Temos muitos currículos deles em nossa unidade, mas emprego requer documentação e qualificação, e os jovens precisam buscar”, recomendou.

Autoridades aconselham os jovens

A palestra sobre Educação e Mercado de Trabalho teve a participação dos secretários Adilson Pires (Trabalho) e Sady Bianchin (Cultura), do subsecretário de Educação, Rodrigo Moura, e do diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que recomendou aos jovens que não parem nunca de estudar.

“Essa geração será mais longeva, vai viver mais que a minha, portanto, terá uma vida mais produtiva. Invistam em graduação, mestrado, doutorado e o que mais surgir de qualificação, porque sem formação não existe mercado de trabalho e também não se chega a avanços como os que temos em nossos celulares, por exemplo”, relacionou Pansera.

Rodrigo Moura falou da importância da união na construção de novas formas de ensino. “Escola é coisa que se constrói de forma coletiva. Muita gente hoje se sente aprisionada no modelo atual de escola, então é preciso pensar coletivamente um novo modelo”, avaliou o subsecretário de Educação.

Sady Bianchin discursou após uma performance de poesia, pela qual foi aplaudido pelos estudantes.

“É através de vocês que iremos erguer uma sociedade mais igualitária e, para isso, é preciso desconstruir essa cultura golpista sobre a qual o país se debruçou”, disse o secretário de Cultura.

Outras ações da Semana da Juventude

Nesta quinta-feira (23), a Semana da Juventude e suas ações sociais estarão no Polo Bambuí, às 10 horas, com uma palestra sobre sistema prisional. À tarde, o tema será “O Papel da Juventude na Maricá Pós-Royalties”, a partir das 17 horas. O evento termina na sexta-feira (24) na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, também começando às 17 horas com oficinas e ‘aulões’ de defesa pessoal, dança contemporânea, capoeira e samba.