Prefeitura de Maricá promove Ação de Prevenção ao Suicídio na Praça Conselheiro Macedo Soares. Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (20/09) o primeiro dia da Ação de Prevenção ao Suicídio na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro. Técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizaram o acolhimento daqueles que passam por momentos difíceis, além de esclarecerem dúvidas da população e apresentarem os serviços gratuitos de saúde mental existentes na cidade. A atividade ocorre até a sexta-feira (24), das 9h às 13h, integrando a campanha nacional do Setembro Amarelo, mês de valorização da vida.

“É importante estar na rua para conversar com a população, pois é um tema delicado e nem todos sabem como procurar ajuda. Às vezes, aqueles que abordamos não passam por esses problemas, mas conhecem alguém que precisa de auxílio, então passamos os endereços dos Caps, dos postos próximos às residências e outras informações que podem fazer a diferença”, explicou a gerente do Caps II, Valéria Cristina de Azevedo. “Já estamos fazendo o acolhimento dos que mais precisam. As Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando esses trabalhos nos bairros, nas salas de espera e com a elaboração de rodas de conversa”, completou.

População valoriza o acolhimento

As pessoas que passavam pela região central da cidade nesta segunda-feira (20) mostraram satisfação com o suporte à saúde mental oferecido pela equipe. Para a autônoma Cláudia Oliveira, de 46 anos, os serviços de saúde existentes na cidade fazem a diferença na realidade dos mais vulneráveis.

“É muito importante ter um trabalho como esse em Maricá. Muitas pessoas não conhecem os serviços em saúde mental que a cidade oferece e, com essa abordagem, conseguem orientações relevantes. Alguns moradores sofrem e não têm a quem recorrer, faltando inclusive o suporte familiar. Os Caps são ferramentas para promover esse apoio, principalmente com a pandemia da Covid-19, que fragilizou muita gente”, pontuou.

A auxiliar de loja Josete Aparecida, de 42 anos, destacou a relevância do suporte, principalmente aos jovens, que muitas vezes possuem maior dificuldade em compartilhar os dilemas que enfrentam.

“Gostei muito de toda a atenção e orientação das técnicas da saúde. A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho e é muito importante olharmos com atenção os que passam por problemas relacionados à saúde mental, em especial aos jovens. A família, por vezes, não tem estrutura para lidar com essas questões e há certa resistência em compartilhar os problemas, então essa ajuda profissional é essencial”, ressaltou.

Busca ativa e ações integradas

Além da atividade de acolhimento na Praça do Turismo, equipes do projeto atuam também na região comercial do entorno e no Terminal Rodoviário do Centro. Através dessa ação, é feita uma busca ativa aos que possam estar enfrentando problemas mentais ou conheçam pessoas que necessitem de assistência.

A partir desta terça-feira (21), a tenda montada na praça contará também com medição de pressão e uma oficina voltada ao corpo e a mente, trabalhando de forma interligada a saúde mental.

Saiba como ajudar

Nos casos de tentativa de suicídio, os familiares têm à disposição os serviços de urgência e emergência – Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – para realização dos primeiros socorros e avaliação do quadro clínico geral.

Depois, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) serão notificados pela necessidade do cuidado mais intensivo após o ato. Os Caps são suporte tanto para as tentativas de suicídio, como para as demais violências autopraticadas. A Secretaria de Saúde ressalta que é fundamental o familiar ou o próprio paciente pedir ajuda nos Caps ou em uma das 24 Unidades de Saúde da Família de Maricá. Em Maricá, existem ainda o CAPS Infanto-Juvenil (Capsi) e de Álcool e Drogas (Caps AD).

Veja onde procurar ajuda

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Rua Clímaco Pereira nº 259 – Centro – Telefone: (21) 2637-2578

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) – Rua Eugênia Modesto da Silva nº 363 – Parque Eldorado – Telefone: (21) 2637-3941 ou (21) 97045-1244

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – Rua Eugênia Modesto da Silva, nº 107 – lote 03, Quadra K – Loteamento Parque Eldorado – Centro – Telefone: (21) 2637-6830 ou (21) 96484-7695.

Centro de Valorização da Vida (CVV) – Suporte emocional e preventivo gratuito, 24 horas – Telefone: 188.