Curso sobre o programa de georreferenciamento na Escola Municipal de Administração. Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá está colhendo resultados positivos do curso de capacitação aos servidores municipais sobre o novo sistema de informações da cidade, que integra, em apenas uma plataforma tecnológica, dados de diversas secretarias e empresas públicas. O efeito é um visor geral, a partir de um mapa digital, propiciando a todos o conhecimento das atividades de cada área e um maior engajamento à prestação dos serviços.

Até o momento, 15 aulas já foram realizadas e outras cinco acontecerão nas próximas semanas, em uma ação promovida pelas secretarias de Planejamento, Orçamento e Fazenda, de Governo e pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).

Um dos servidores que já participou do curso, Yuri Cruz, da Secretaria de Transportes, disse que a utilização do novo sistema traz mais efetividade ao trabalho:

“Acredito que o sistema integrado vá permitir grandes benefícios aos servidores e também à população, já que intervenções feitas pela secretaria terão mais agilidade pelo acesso facilitado às informações”, destacou.

As aulas, na Escola Municipal de Administração (EMAR), têm por meta instruir os participantes especificamente sobre o software ArcGIS. Nesta plataforma, cada secretaria poderá compartilhar dados relevantes para a gestão pública, melhorando a qualidade e assertividade dos serviços.

“A Emar foi criada para a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores municipais. A maioria das escolas de governo está nas capitais e somos uma das poucas fora desse eixo. Temos professores especializados e cedemos o espaço ao curso sobre o novo Sistema de Informações de Maricá. Isso é fruto de uma parceria com a Secretaria de Planejamento, trazendo, por alguns meses, capacitação para instruir progressivamente equipes de servidores de cada secretaria na área da informática, com o objetivo de criar o o banco de dados integrado do município”, afirmou a diretora da EMAR, Maria Inez Pucello.

O programa de formação é uma educação continuada, que ocorrerá progressivamente para todas as secretarias e empresas públicas de Maricá.