A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, transmitiu neste domingo (19/09) a última live referente ao Círculo de Diálogos Paulo Freire. O evento contou com a participação do professor José Pacheco, que respondeu perguntas enviadas pelas redes sociais da prefeitura. Também durante a transmissão foi entregue o “Prêmio Paulo Freire” aos colaboradores e alunos da rede municipal que produziram ensaios sobre a prática freiriana na educação.

A premiação foi dividida em duas categorias, sendo a categoria A destinada aos profissionais da educação e a categoria B aos alunos do nono ano do fundamental II e da nona fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na categoria A os três vencedores foram os professores Fabiana Maia Bonfim Ferreira, Lucina Munis da Silva e Juliana Uchoa. Já na categoria B os vencedores foram as alunas Sophia Lopes de Souza e Emanuella da Silva do Nascimento.

“Hoje é um dia muito especial para a educação brasileira. Paulo Freire, acima de tudo, pensou na existência humana e se preocupou em fazer com que os educadores tivessem um olhar emancipatório e que pudessem trabalhar os estudantes para que lessem o mundo e se tornassem senhores de suas próprias vidas”, avaliou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. “Maricá não poderia deixar de fazer essa homenagem. Esse trabalho que foi feito com o Círculo de Diálogos e que se finaliza hoje teve o objetivo e exaltar o legado de Paulo Freire e apresenta-lo as novas gerações”, explicou a secretária.

Claudia Cardoso, coordenadora de educação integral, falou da importância da criação do Prêmio Paulo Freire em Maricá. “Esse prêmio tem o objetivo de exaltar o legado do Paulo Freire e mostrar para a nossa sociedade o quanto ele era visionário. O nosso debate não vai mudar nada de um dia para o outro, mas assim como Freire, estamos deixando uma semente para a posteridade, para a juventude”, explicou Claudia.