Educação realiza seminário de encerramento do Círculo de Diálogos Paulo Freire, às 19h

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realiza às 19h deste domingo (19/09) o seminário de encerramento do Círculo de Diálogos Centenário Paulo Freire. O evento será transmitido pelas redes sociais da prefeitura no Facebook (https://www.facebook.com/prefeiturademarica) e Youtube (https://www.youtube.com/user/prefeiturademarica1).

O Círculo de Diálogos Paulo Freire acontece todo ano e discute questões ligadas a escola pública popular, o pensamento freireano e a implementação de uma escola mais democrática e acolhedora.

A secretária da pasta, Adriana Costa, afirmou que Paulo Freire é essencial para a educação. “No domingo são 100 anos do nascimento de Freire e celebrá-lo é essencial para que não nos afastemos de sua essência: liberdade, autonomia, esperança”, comentou.

Na programação, professores irão debater questões sobre a educação e sobre o cenário Paulo Freire dentro do território maricaense. A live será mediada por Bárbara Bueno – Mestra em Ciências Políticas, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas.

Entre os participantes estão o convidado especial professor José Pacheco, o mestre Thiago Lobo, graduado em letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Raquel Olímpio, mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a doutora em História e professora da Escola Municipal Clério Boechat.
José Francisco de Almeida Pacheco é um educador, antropólogo e pedagogo, e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.

Prêmio Paulo Freire

Durante a live, três professores e dois alunos que se inscreveram no prêmio irão receber o certificado. A premiação, que marca o centenário de nascimento do educador, foi dividida em duas categorias: A – profissionais de educação da rede pública municipal de ensino e categoria B – estudantes da rede pública municipal de ensino que estejam regularmente matriculados no ano de 2021, no 9º ano do Ensino Fundamental ou na IX fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todos os arquivos enviados estão sendo avaliados por uma Comissão Apreciadora, formada por três representantes da Secretaria de Educação e um de cada universidade vinculada ao Programa Passaporte Universitário.