Prefeito Fabiano Horta em reunião com o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foto: Katito Carvalho

O prefeito de Maricá Fabiano Horta recebeu o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro para tratar da instalação da universidade no município. A ideia inicial é que sejam oferecidos cursos de extensão para professores da rede municipal.

No encontro, realizado nesta terça-feira (14/09) no gabinete do prefeito, também participaram o vice-reitor Mário Sérgio Carneiro e todo corpo de pró-reitores.

O prefeito destacou que a presença de uma universidade pública era um desejo antigo da cidade.

“Estamos aprofundando o diálogo e avançando na busca da construção de cursos de graduação em Maricá. Isso é muito importante porque acreditamos que essa interação de território é um saber acadêmico que constrói o futuro da cidade”, frisou Fabiano Horta.

Para o reitor da Uerj, a chegada da universidade em Maricá reforça o papel da instituição, que é servir à população.

“Este é um passo muito importante. O processo de aproximação da população é o papel da universidade, que também tem o objetivo de estar presente no maior número de locais em que exista a necessidade de fazer a troca de saberes entre a população, governo e sociedade”, explicou Ricardo Lodi.

Também presente na reunião, a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, disse que será feita uma pesquisa junto à população para definir os cursos de graduação da futura unidade acadêmica.

“Precisamos do polo de engenharia, de cursos da área ambiental e tudo que faça o nosso município caminhar para frente”, afirmou a secretária.

Após a conversa, a comitiva da Uerj visitou o Cine Henfil, no Centro, e as orlas Zé Garoto, no Boqueirão, e da Barra de Maricá. A visita foi finalizada na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde o presidente Olavo Noleto mostrou projetos em desenvolvimento pela prefeitura nas áreas de desenvolvimento urbano, tecnologia, indústria, turismo, saúde e sustentabilidade.

“Maricá tem planos ousados para os próximos 20 anos, e que são possíveis ainda mais quando as universidades participam com a gente. Elas trazem conhecimento, experiência e encurtam a distância dessa trilha que a gente quer caminhar”, finalizou Olavo.