Prefeitura de Maricá realiza a primeira Semana Andrea Cândida da Visibilidade Lésbica do município. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher com a Coordenadoria Municipal LGBT e o Fórum LGBT de Maricá, realizou a primeira Semana Andrea Cândida da Visibilidade Lésbica do município. O encontro contou com roda de conversa, música, poesia e reuniu cerca de trinta pessoas.

Entre as atividades de 29/08 a 04/09, o coordenador municipal LGBT, Carlos Alves, disse que o Sarau da Visibilidade Lésbica, realizado última sexta-feira (03), foi uma homenagem a Andrea Cândida – ex-ativista lésbica, fundadora dos movimentos pelos direitos humanos LGBT e da Parada do Orgulho LGBT de Maricá –, que faleceu vítima da Covid-19 em junho de 2021.

“Debatemos diversos temas que fortalecem a comunidade lésbica, como a saúde, o empoderamento e o preconceito que as mulheres lésbicas enfrentam diariamente”, afirmou Carlos Alves. “Todas as ações fazem parte do programa municipal ‘Maricá sem LGBT e fobia’ que juntos organizam o Plano Municipal LGBT de Maricá”, completou.

O evento teve a participação da médica do Posto de Saúde Central, Alessandra Andrade, que apresentou uma palestra sobre saúde das lésbicas; do Movimento Negro Unificado (MNU); da Articulação Brasileira de Gays (Artgay); Fórum LGBT; Secretaria Municipal de Economia Solidária; Comitê de Defesa dos Bairros; do músico Ronaldo Valentim e da Escola de Samba União de Maricá.