Ação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Itinerante no Bairro da Amizade. Fotos: Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou neste sábado (04/09), no Bairro da Amizade, mais uma ação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Itinerante. Os moradores tiveram acesso a serviços jurídicos, de atendimento social, psicossocial, de reabilitação especial, além de cadastramento para equoterapia, cadastramento para Bilhete Único e atendimento à criança e ao adolescente. A ação também teve a presença da Secretaria de Políticas Inclusivas, representada pelas equipes do Escritório Social e do Centro de Referência de Políticas Inclusivas (CRPI). O evento teve apresentações de dança afro e capoeira. A ação voltou a ser feita após quase dois anos interrompida devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a coordenadora do CRAS Itinerante, Regina Célia Melo, a grande importância de um evento como este é levar acesso até o cidadão no seu bairro. “Nosso grande papel aqui é o acolhimento, por isso trazemos serviços jurídicos, equipes de enfermagem, acolhimento social, serviço de proteção básica, saúde do homem, entre outros, dentro do local em que a pessoa está inserida. Fazemos isso porque a maioria das pessoas se sente muito mais acolhida para buscar o serviço, já que está em seu bairro”, explicou.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro da Amizade, Suellen Cunha, a realização de ações como esta garantem o acesso à informação por falta de conhecimento por parte dessas pessoas. “Vejo como um grande passo a chegada do CRAS Itinerante, já que os moradores têm receio de saírem daqui para procurar informação. Por isso, considero muito importante eventos como este, que garantem o acesso destas pessoas a serviços como retirada de documentos e até mesmo agendamentos com médicos”, comentou.

A moradora do Bairro da Amizade, Maria Fabiana Laurentino, de 36 anos, comemorou a chegada do serviço ao bairro. “Acho muito legal esta iniciativa porque ajuda muitas pessoas em questões relativas a documentos, atendimentos entre outros serviços que não tínhamos conhecimento”, comentou.

A ação tem previsão para acontecer no próximo mês no bairro de Inoã.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here