Feira Livre Solidária em Araçatiba. Foto: Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveu neste sábado (04/09) o Sábado Agroecológico. Com o tema “Produção Livre de Agrotóxicos”, a ação objetivou conscientizar a população sobre a importância da produção de alimentos totalmente orgânicos. O evento também ganha, a partir deste sábado, a Feira da Agricultura Familiar, que leva ao cidadão alimentos frescos e livres de agrotóxicos como ovos, verduras e mel. A atividade aconteceu na Praça Agroecológica, em Araçatiba e iniciou com 10 feirantes.

O Sábado Agroecológico contou ainda com a palestra “Produção Livre de Agrotóxicos” que teve a presença de quatro engenheiras responsáveis por grandes produções livres de agrotóxicos. Elas mostraram aos cidadãos a importância de um alimento limpo para a saúde e também para a terra.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, o retorno da feira livre inserida no Sábado Agroecológico é uma forma de levar ao cidadão produtos do próprio município livres de agrotóxicos.

“Conseguimos voltar a ter a nossa feira livre de agrotóxicos em Maricá. Dá uma sensação muito boa ver no rosto das pessoas a satisfação de comprar um alimento como este. Elas saem daqui com um produto de altíssima qualidade”, comentou.

O apicultor Luiz Cláudio Colebe, de 81 anos, que pôde expor seus produtos à base de mel, comentou sobre a iniciativa da realização da feira. “Isso aqui é muito valioso, e eu espero que cresça cada vez mais porque as pessoas precisam se conscientizar de um bom alimento. O alimento orgânico é essencial para a nossa vida, principalmente para combater doenças.  Fico muito feliz por colaborar com tudo isso”, celebrou o morador do bairro Retiro.

Maria Nazareth Silva, de 58 anos, foi uma das consumidoras da feira. “Não encontramos este tipo de alimento no mercado. São raros e sempre que posso compro lá para a minha casa. A saúde agradece”, comentou a moradora da Barra de Maricá.