Funcionamento do Restaurante Municipal Mauro Alemão

Inaugurado pela Prefeitura de Maricá em 30/08, o Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, já demonstra, em poucos dias de funcionamento, a sua alta importância na cidade, ao incluir a segurança alimentar no cotidiano dos moradores em situação de vulnerabilidade. A unidade oferece refeições com preços simbólicos, entre R$ 1 (café da manhã) e R$ 2 (almoço) com ingredientes saudáveis e de qualidade.

As refeições são uma alternativa às famílias que enfrentam dificuldades financeiras e não possuem condições de frequentar lanchonetes e restaurantes tradicionais. Na região, os moradores pagam, em média, R$ 4,50 por um café com pão e manteiga, além de R$ 14 em um almoço do tipo prato feito (PF). Só com o almoço, a pessoa que tem um salário mínimo como renda gastará mensalmente, cerca de R$ 400.

Uma das famílias que já utilizam o espaço diariamente para suas refeições é a da dona de casa Ana Carolina Leite, de 30 anos, moradora do residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã). Sua primeira ida ao restaurante foi na segunda-feira (30), quando o espaço entrou em funcionamento. A partir da qualidade da refeição, viu uma opção de alimentação para a família, por um valor que pode pagar, trazendo economia diária às finanças.

“Quase não tomava café da manhã, apenas fazia o café para o meu marido antes dele ir trabalhar. Inclusive, levava as crianças mais cedo à escola para terem a oportunidade de tomar café da manhã no local. Fazendo as refeições aqui, terei o custo de R$ 60 semanalmente para a minha alimentação, dos meus dois filhos e do meu marido, cabendo no meu orçamento e economizando bastante”, explicou a dona de casa.

“O almoço aqui vem em grande quantidade, sendo bem completo. Por isso, acaba que economizamos também no jantar, por já estarmos satisfeitos no fim do dia. Com essas refeições, consigo ter um cardápio mais variado, com legumes, verduras e menos gordura, sendo bem saudável”, acrescentou Ana Carolina.

“Não fazíamos as refeições juntos, por conta do trabalho do meu marido. Agora, com o restaurante municipal, ele consegue vir até aqui no horário do almoço e encontrar comigo e nossos filhos. Isso traz economia de gás e compras, mas também traz o mais importante: união para a nossa família”, completou.

Auxílio aos aposentados

Outro público com grande presença no Restaurante Municipal Mauro Alemão são os aposentados, principalmente os que recebem valores baixos do benefício. Faz parte desse grupo Maria Aparecida Chagas, de 64 anos, moradora de Guaratiba. A idosa destaca que, mesmo morando em um bairro distante de Inoã (fica a cerca de 30 km), pretende ir almoçar no local todos os dias, graças aos ônibus tarifa zero conhecidos como ‘vermelhinhos’, da Empresa Pública de Transporte (EPT), que interligam toda a cidade.

“É excelente ter um restaurante como esse em Maricá. Eu consigo vir diariamente de Guaratiba até aqui gratuitamente, nos ônibus vermelhinhos, e isso colabora muito. Como eu recebo apenas 1 salário mínimo, a economia que farei faz toda a diferença na minha vida, já que irei gastar mensalmente somente R$ 40. Essa quantia é simbólica, mas garante a minha alimentação, garantia que eu não possuía anteriormente”, pontuou.

A aposentada reforçou também o papel social do restaurante, instalado em uma região estratégica do município, o que traz benefícios à população em vulnerabilidade.

“Todas as pessoas em situação mais vulnerável ganham com esse espaço, agregando mais qualidade alimentícia e de vida. Aqui, contamos com alimentos de ponta, produzidos em Maricá, tendo à disposição legumes e hortaliças em abundância. Outras pessoas do meu bairro estão vindo ao restaurante”, afirmou.

Entrega de abóboras e hortaliças no Restaurante Municipal

A quarta-feira (01/09), foi marcada também pela entrega de abóboras e hortaliças no Restaurante Municipal Mauro Alemão, todas produzidas em áreas públicas de Maricá.

Na ocasião, cerca de 1 tonelada de abóboras cultivadas na Fazenda Pública Joaquín Piñero foram distribuídas à população que aguardava para almoçar. Além disso, aproximadamente 5 quilos de hortaliças (entre rabanete, alface verde e alface roxo), colhidas na Praça Agroecológica de Guaratiba, foram armazenadas no restaurante e estarão no cardápio da próxima sexta-feira (03).

O Restaurante Municipal Mauro Alemão fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 13, Inoã, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h para o café da manhã e das 11h às 15h para o almoço. O espaço permite apenas refeições no local, para evitar contaminações dos alimentos, aceitando pagamento em dinheiro ou em Mumbuca (pelo cartão ou transferência pelo aplicativo e-dinheiro).