Foto: Anselmo Mourão

O 4º Seminário Empresarial de Maricá realizado nesta segunda-feira (30/08) discutiu os rumos do turismo no pós-pandemia. Durante o encontro, projetos do governo municipal para o setor nos próximos meses foram apresentados. Entre eles, a oferta de 200 vagas em cursos de capacitação para quem atua no turismo da cidade, através de uma plataforma online.

De acordo com secretário de Promoções e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, serão 100 vagas para a parte de gastronomia, 60 para meios de hospedagem e outras 40 para atrativos turísticos. Em outubro, um novo calendário de cursos será divulgado com aulas semipresenciais.

“Dentro deste processo de reconstrução e retomada do setor turístico, é importante capacitar quem trabalha diretamente com esta rotina e estar pronto para receber quem nos visita”, ressaltou.

O secretário de Turismo, Robson Dutra, exaltou o esforço do setor empresarial para o reinício pleno das atividades e antecipou que os primeiros grandes eventos em formatação são o Natal Iluminado e o Carnaval.

“Ainda por causa da pandemia, esse ano não realizaremos o desfile de Natal, mas teremos a Casa do Papai Noel e o espetáculo teatral na praça, além da iluminação. Nossa expectativa é de ter 100% dessas atrações em 2022”, informou o secretário. “Sobre o carnaval, teremos ainda de conversar com a Secretaria de Saúde e ter a real condição para o retorno que queremos. Até novembro teremos isso definido. Ver essa disponibilidade dos empresários em colaborar já me deixa mais animado e esperançoso”, avaliou Robson.

Para o presidente da Associação Comercial de Maricá, Delfim Moreira, a participação efetiva que o governo municipal vem demonstrando nos últimos anos é um estímulo aguardado há décadas por todo o setor.

“Os novos espaços abertos e eventos que vêm sendo criados nos dão a certeza de que vamos conseguir superar esse momento, porque há tempos queríamos projetos assim, como este seminário”, disse Delfim.

Marco Antônio Navega, que dirige o Maricá Convention & Visitors Bureau, afirmou que esses eventos são necessários para o setor.

“O que temos aqui é um bate-papo obrigatório para o turismo, pois é preciso tratar bem o turista em qualquer circunstância para retornar aos eventos geradores de fluxo turístico. Nosso estado vem tendo grande procura por seu interior e, dentro dos protocolos de proteção, Maricá se mostra preparada com toda a opção de natureza que tem a oferecer. Podemos afirmar que temos uma curva ascendente de retomada”, projetou Navega.

Organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria de Turismo com apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, o seminário foi realizado no salão de festas Diamond, em Ponta Grossa.