Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na sexta-feira (27/08) a entrega de certificados de conclusão para alunos do projeto Pré-Encceja Paulo Freire 2020 – o evento não foi realizado ano passado por conta dos protocolos sanitários da pandemia da Covid-19. O curso é oferecido gratuitamente pela prefeitura e visa preparar os alunos, de 18 a 60 anos, para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece neste domingo (29/08).

Presente à cerimônia no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a secretária de Educação, Adriana Costa, afirmou que o projeto tem o objetivo de sanar dúvidas e ajudar o aluno nas matérias que ele tem dificuldade.

“O grande desafio é levarmos o conhecimento e, através do Pré-Encceja, estamos dando uma oportunidade ao aluno de estudar e, possivelmente,  concluir o ensino fundamental e médio”, destacou Adriana.

A aluna Marlúcia Andrade da Silva, 53 anos, contou que o projeto a ajudou bastante na preparação para o exame de domingo.

“Estou bem confiante para realizar a prova”, disse Marlúcia. “Estava 32 anos sem estudar e os professores ajudaram muito nessa preparação para o exame”, acrescentou Valéria Machado da Silva, 49 anos. “Esse projeto foi maravilhoso, uma experiência tremenda”, completou a aluna Maria do Amparo, 55 anos.

Para a coordenadora geral do Pré-Encceja, Carol Souza, o projeto vai além do preparatório para a prova, ele acorda sonhos. “São pessoas que já desistiram outras vezes, por isso, além de dar aulas, amparamos, aconselhamos e acolhemos. Com isso, mostramos para os alunos que todos passamos por alguma dificuldade na vida, mostramos que estamos ali para ajudá-los e que o aprendizado deles é importante para a gente”, concluiu.

O Pré-Encceja foi iniciado em 2018 nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, e hoje também é realizado em núcleos de Inoã, Itaipuaçu e do Centro de Maricá. Cerca de 300 participantes ao longo do projeto já garantiram o diploma dos ensinos Fundamental e Médio.

A solenidade teve a presença da deputada estadual Rosângela Zeidan, dos vereadores Hadesh e Andrea Cunha e do presidente do movimento União Municipal dos Estudantes (UMES) Uemerson Pereira.

*Matéria atualizada às 12h47 do dia 30 de agosto de 2021.