O Dia do Psicólogo é comemorado no Brasil sempre em 27 de agosto. A data foi escolhida para relembrar a regulamentação da profissão de psicólogo, que aconteceu no ano de 1964, com a implementação da lei nº4119/62. Posteriormente, em 2016, a lei nº13.407/16 oficializou a data nacionalmente.

A Secretaria de Saúde de Maricá vem ampliar o agradecimento a todos os profissionais da Psicologia, que nesse momento de pandemia se mostram um suporte fundamental à saúde, da Atenção Primária à Rede de Urgência e Emergência.

“Temos vivido dias tensos, pandêmicos, de perdas próximas e inesperadas. Nunca a saúde mental foi tão discutida e tão necessária. Nossos psicólogos têm o nosso respeito e o nosso reconhecimento nesse momento e em todos os outros em meio à complexidade da existência humana. Aplausos”, celebra a subsecretária de Saúde, Claudia Rogeria Lima.

O paciente Bruno de Paula Alvarenga, de 43 anos, encontrou na equipe de Psicologia do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara mais um conforto em meio aos desafios que vem passando desde que seu estado de saúde se agravou devido à Covid-19, completando 20 dias internado.

“Fui muito bem tratado aqui. Não tenho nada a reclamar, só agradecer a todos. Conversar com a psicóloga me ajudou muito, me acalmou e tirou dúvidas. Ela tinha muito conhecimento sobre essa doença. Hoje saí do oxigênio e estou muito feliz. Estou 80% já. Anteontem andei pela primeira vez e parecia que a batata da perna ia cortar. Esse suporte psicológico nos passa confiança de que tudo é um processo, de que precisamos nos adaptar à nova realidade e ir melhorando-a aos poucos”, diz o morador do Condado, em Maricá, que passou por sete dias no Centro de Terapia Intensiva.

“A gente vê umas pessoas que parecem estar bem e depois acorda e elas estão intubadas, ou não estão mais lá. Passa muita coisa pela cabeça, umas pessoas tendo alta, outras morrendo. Na hora do vale das sombras da morte, a gente só pede a deus para cuidar de tudo. Papai do céu está no controle. Mal posso esperar para reencontrar minha esposa e meus filhos, João Gabriel (7) e da Maria Clara (4), pensamentos que me trazem esperança”, comenta o paciente Bruno.

De acordo com a responsável técnica pela equipe de psicologia do Che, Jaqueline Alcantara, tendo em vista do contexto de pandemia, o isolamento social, muitas perdas, medo de contaminação, esgotamento emocional e sobrecarga dos profissionais da saúde, em uma sociedade cada vez mais acelerada e repleta de incertezas em diversas esferas, muitas pessoas sofrem e adoecem em decorrência de problemas psíquicos. De junho a agosto de 2021, a equipe fez 1600 atendimentos nas enfermarias, 1413 atendimentos nas UTIs, e levaram 146 pacientes para participar do projeto Passeio Solário; totalizando 3013 atendimentos.

“Quadros depressivos, de ansiedade e síndrome de Burnout estão entre os transtornos que exigem mais atenção de um psicólogo, sendo tratados com o seu auxílio. Todavia, não é preciso, nem recomendável, procurar um psicólogo apenas quando a situação estiver ruim. Quem deseja lidar melhor com seu dia a dia (seja no âmbito pessoal ou profissional) e se compreender melhor, também pode buscar a orientação desses profissionais para acompanhar questões que estejam causando alguma aflição”, observa Jaqueline.

Atenção Primária – As 24 Unidades de Saúde da Família (USF) estarão homenageando os psicólogos no dia de hoje, destacando a importância da atuação dos mesmos nas equipes Núcleo Ampliado em Saúde da Família (Nasf) e da atuação junto às equipes multiprofissionais especializadas em saúde mental. Agradecendo também pelo suporte nesse momento tão difícil de pandemia, com papel fundamental junto aos usuários e suas famílias.