Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quinta-feira (19/08), às 19h, o 5º círculo de Diálogos Paulo Freire focando no protagonismo da juventude maricaense, que tem como tema “Encontros com a juventude”. O evento será transmitido pelas redes sociais da prefeitura no Facebook (https://www.facebook.com/prefeiturademarica) e Youtube (https://www.youtube.com/user/prefeiturademarica1).

Na programação, jovens de Maricá irão debater questões sobre a educação, esporte, artes e cultura, diversidade, inclusão e primeiro emprego diante de todos os desafios que vem encontrando frente à pandemia.

A secretária da pasta, Adriana Costa, revelou que o ‘Encontro com a Juventude’ é essencial para a educação.

“Fico muito grata por discutir Paulo Freire com a juventude. Essa é a essência do pensamento freiriano, um jovem que se envolve em sua própria aprendizagem e que se interessa pela realidade ao seu redor. Maricá consolida nesse momento mais uma etapa muito importante para a sua educação”.

A live será mediada por Marcosbleiam – diretor adjunto do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, e por Pérola Campos – coordenadora do coletivo Benta, pasta racial do Movimento Popular da Juventude.

“Freire defendia essa educação horizontal, pautada no diálogo onde o educando se torna um dos principais elementos no processo educativo. A live tem por objetivo fazer com que nossos jovens realmente se apropriem de Freire para que então possam ter os elementos necessários para a construção da uma práxis nossa. Nós jovens sabemos mais do que ninguém das nossas próprias demandas e singularidades e Maricá enquanto cidade educadora nos entende e incentiva”, afirma Pérola Campos, coordenadora do coletivo Benta.

Quem foi Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica e, também, é o Patrono da Educação Brasileira.

Freire era inteiramente contra a visão tradicional da educação (de transferência de conhecimento), que vê o professor como aquele que possui a sabedoria e o aluno como aquele que recebe essa bagagem. Ele propôs um método onde professores e alunos dialogavam e o aprendizado se fazia com base nas necessidades diárias reais dos alunos, uma troca de conhecimento.